quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dublin: imprensa irlandesa rendida ao encanto de Villas-Boas

Jornais de Dublin reservam um espaço secundário à final da Liga Europa, mas enchem de elogios o treinador do F.C. Porto


Um sol imprevisto acordou Dublin. A tranquilidade voltou às ruas da capital irlandesa. Poucos diriam, aliás, que ontem se disputou nesta bela cidade uma final europeia. A esmagadora maioria de adeptos do F.C. Porto e do Sp. Braga regressaram aos seus destinos de origem logo após a partida. 

No passeio matinal dado pela reportagem do Maisfutebol, apenas foi possível falar com um casal de portistas e um grupo de três amigos bracarenses. Todos com poucas horas de lazer, pois o avião espera por volta da hora do almoço.

Sem surpresa, a imprensa irlandesa colocou num plano secundário a final da Liga Europa. O The Irish News, por exemplo, tem um caderno de desporto de 18 páginas, muito interessante para quem gosta de râguebi ou golfe, mas reservou apenas quatro colunas à conquista do Porto. «Villas-Boas faz história com os dragões» é o título de destaque na página 56, a quatro colunas. Longe, portanto, de ser uma página inteira. 

«Um cabeceamento de Falcao foi o suficiente para dar ao treinador de 33 anos mais um troféu numa primeira temporada inesquecível», escreve o jornalista Paul Hirst. «O jogo não foi excitante, mas isso não menoriza os feitos de Villas-Boas. A vitória em Dublin reforça os rumores que colocam o técnico no radar dos peso-pesados europeus.»

Na última página há uma foto de Helton a segurar a taça e uma legenda a acompanhar o instante. 

O Irish Daily Mail preparou quase duas páginas para o duelo português em Dublin. «Falcao voa mais alto» titula os artigos de Philip Quinn e Mikey Stafford. «Portugal pode estar no caos financeiro, mas o crédito do seu treinador Villas-Boas continua a subir. O Porto conquistou o seu quarto troféu europeu.»

«A superioridade do F.C. Porto foi evidente. Os dragões não precisaram de ser brilhantes. Falcao marcou um inacreditável 17º golo na Liga Europa. Foi a maior noite de futebol europeu de clubes na Rep. Irlanda. A partir de agora ninguém se vai lembrar do Waterford-Manchester United disputado no velho estádio há 43 anos.»

A segunda página é toda de Hulk. «Devemos uma grande gratidão ao avançado brasileiro. Foi ele que nos deliciou com os melhores momentos da noite», escrevem os repórteres irlandeses, antes de dissecar a exibição do esquerdino.

O cronista do Irish Independent é o mais entusiasmado. «Esta equipa do F.C. Porto está apenas a começar o seu percurso. E tem tudo para ser glorificada. André Villas-Boas entrou na história: é o mais novo treinador de sempre a conquistar uma prova europeia. O jogo não foi bom, mas nenhuma final é. Com todo o respeito pelo râguebi, este desporto tem uma visibilidade única no mundo. Todos olharam para Dublin», escreve Daniel McDonnell. 

Finalmente, o The Irish Times. Uma página inteira, de cima a baixo, com três artigos diferentes. O último é o mais incisivo nos elogios ao dragão. «A rainha voltou ao castelo para ver a coroação do F.C. Porto», pode ler-se. «Alguém devia pedir desculpa aos adeptos de Porto e Braga pelas excessivas medidas de segurança adoptadas. Que culpa tinham eles da visita da rainha?», questiona a jornalista Mary Hannigan. 

«A razão de todos amarmos a lenda de David e Golias não é científica. Na verdade raras vezes o pequeno supera o maior. Isso voltou a não suceder em Dublin», lê-se nas primeiras linhas da crónica do jogo. Depois, mais Villas-Boas. 

«A nossa suspeição é clara: depois desta vitória, todos vão querer o treinador de 33 anos no Verão.» Talvez. 

Resta dizer que apenas neste último diário o triunfo do F.C. Porto teve direito a primeira página. A visita da rainha continua a dominar completamente a atenção da comunicação social irlandesa. E para a semana há Barack Obama.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: