quinta-feira, 19 de maio de 2011

Recordes e guinness

A mais famosa cerveja irlandesa, produzida na cidade onde o FC Porto levantou ontem a quinta taça europeia e sétima internacional, ajudou a lubrificar gargantas roucas de tanto festejar os vencedores da Liga Europa e serviu de combustível a espíritos cuja euforia não diminui nem pela sucessão de comemorações... E têm sido muitas esta época, ao ponto de, nas provas europeias, o FC Porto ter estabelecido um novo máximo de vitórias (14), batendo por uma o do Barcelona de 2002/03.

Como se fosse um guião de uma história com final feliz, foi de Falcao o solitário e decisivo golo, que alargou a melhor marca de um artilheiro nas provas da UEFA numa só temporada para 17 (e a UEFA não conta o 18º, no play-off, ao Genk!). Foi o primeiro de um colombiano numa final europeia e, já agora, o 38º em 42 jogos de El Tigre em 2010/11.

O outro nome próprio desta final é André Villas-Boas, que aos 33 anos e 213 dias destronou o italiano Gianluca Vialli (33 anos e 308 dias) como técnico mais jovem a erguer um troféu europeu. E que, com a Liga Europa - terceiro título na primeira época no FC Porto, depois de Supertaça e Liga - levou o seu clube a igualar o Benfica no total de títulos do futebol sénior: 68. No domingo pode escrever mais uma linha na história de sonho dos dragões, caso vença o Guimarães na final da Taça de Portugal. Se assim for, o FC Porto será a primeira equipa europeia a ganhar por duas vezes a "tripleta" campeonato, Taça e Taça UEFA/Liga Europa. E ainda há quem insista em compará-lo a Mourinho...

Marcas portistas

Máximo de vitórias numa época europeia (14)
Melhor goleador numa época europeia (Falcao, 17)
Treinador mais jovem a ganhar uma prova da UEFA (33 anos e 213 dias)
Quinto troféu europeu e sétimo internacional dos dragões

in "ojogo.pt"

Sem comentários: