quinta-feira, 19 de maio de 2011

FC Porto 1 - Braga 0 (Declarações)

Falcao

"FC Porto é grande e trata-me bem"

Falcao voltou a ser herói e continuou a exibir humildade. "O golo é fruto do trabalho de todo o grupo, todos os jogadores são campeões, porque todos contribuíram", confessou, agradecendo uma vez mais "a Deus por estar num clube tão importante e por festejar um momento desta grandeza".
O avançado colombiano explicou a razão para tanto sucesso do FC Porto. "Trabalhámos desde o início do ano com o objectivo de conseguir estes troféus", disse, para depois se centrar na alegria pessoal. "Queria que este dia nunca terminasse, que fosse eterno. É o que a vida de um jogador tem de melhor, são estes momentos especiais, e quero aproveitar cada instante porque era um sonho de criança. É uma alegria imensa." Quando Fernando e Sapunaru entraram na zona de entrevistas rápidas com a taça nas mãos, Falcao riu-se e confidenciou: "Esperemos que não a deixem cair." Então prosseguiu com a ideia de um trabalho por concluir. "O sonho não terminou porque cada ano temos metas novas e há que voltar a trabalhar. Mesmo a nível pessoal, ainda tenho muitas metas para atingir." Sobre uma eventual saída, foi muito claro: "Só estou concentrado no FC Porto, é um grande clube, trata-me muito bem, e só penso nisso. A minha cabeça está hoje no FC Porto, e estou sempre disponível para renovar."
Sobre o prémio de melhor em campo, concluiu, feliz: "Um dia destes, outro jogador vai superar-me, mas espero que isso não aconteça."

Hulk
"Quem sabe se não vencemos a Champions?

A lista de clubes interessados em Hulk aumenta a cada dia que passa, mas, nesta altura, é de azul e branco que o brasileiro se vê vestido na próxima época. "Renovei contrato com o FC Porto até 2016. Por isso, deixo o meu futuro nas mãos do presidente. Gosto muito dos grandes campeonatos europeus, mas quem me quiser terá de pagar [cláusula de rescisão]", avisou o avançado dos dragões, que classificou a conquista da Liga Europa como "um dos momentos mais altos da carreira". E agora, o que se segue? Será que os portistas poderão vencer a Liga dos Campeões em 2011/12. Hulk não vê porque não. "Temos uma grande equipa e, se trabalharmos bem, podemos fazer uma boa campanha na Champions e, quem sabe, sair com o título", afirmou.
Antes ainda poderá surgir um duelo com Messi na Supertaça europeia, mas Hulk desvaloriza a possibilidade. "Vai ser um duelo de equipa. Mas o Barcelona ainda não ganhou ao Manchester United. Se tenho preferência? Para mim é indiferente", confessou o brasileiro, que não poupou nos elogios a Falcao por tudo o que fez esta época e não só. "Ele [Falcao] está de parabéns pelo golo e pelo título de melhor marcador. Ele merece tudo", concluiu.

João Moutinho
"Sensação incrível e época memorável"

João Moutinho foi dos mais exuberantes nos festejos e mal o árbitro apitou para o fim do encontro não conteve a euforia. "A época que vamos fazendo já é memorável e ainda o será mais se vencermos domingo e levarmos mais uma taça. É uma sensação incrível".
Graças à vitória, o médio do FC Porto ganhou a aposta com Miguel Garcia. Aliás, o lateral do Braga referiu-se a isso mesmo no final do encontro, explicando que João Moutinho dirigiu-se a ele com o sorriso rasgado e garantiu que lhe pagava nas férias de Verão. "Temos de dar também os parabéns ao Braga, por isso mesmo, porque foi um adversário difícil", reconheceu, Moutinho. Mas o momento era, sem dúvida, de festa. "Era este o sonho que tinha quando vim para o FC Porto, ganhar títulos e é o que está a acontecer. Quero dar os parabéns à equipa por tudo o que fez, porque merece perfeitamente este título. Parabéns a toda a estrutura do FC Porto, porque estas finais todas trazem muita alegria e confiança para acabar a época em grande", frisou João Moutinho, que em 2005 perdera a final da taça UEFA, ao serviço do Sporting e diante do CSKA de Moscovo.

Helton
"Esta memória já ninguém me tira"

"Nunca esquecerei este dia. Esta memória já ninguém me tira", foi assim que Helton iniciou a conversa na zona mista, antes de falar nos dois sustos que apanhou. "São coisas que fazem parte do futebol, mas temos de ressalvar o mérito dos adversários, que também fazem por merecer", comentou, ele que confessou já ter mandado fazer uma sala na sua casa do Brasil para guardar os troféus. "A época ainda não acabou, mas foi em cheio", frisou. No dia em que festejou 33 anos, o guarda-redes reconheceu ter recebido uma prenda especial: "Foi a melhor prenda, não há palavras para explicar." Em relação ao seu desempenho, o brasileiro aproveitou para apontar o dedo à crítica: "Nada melhor do que o tempo para dar a resposta a muitas coisas. Só agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade."

Fernando não descarta uma boa proposta

Fernando diz que viveu "o momento mais alto da carreira". Mas quer mais, já no domingo: "Há um ou dois dias para celebrar e depois temos de concentrar para a próxima final. É mais um título a disputar". Sobre o futuro, a resposta não foi clara. "Tenho mais três anos de contrato. Estou bem aqui mas sempre pensamos em jogar em grandes clubes. Não que FC Porto não seja, mas a gente espera sempre o melhor. Fica em aberto. Espero que possa ser bom para mim e para o FC Porto." Sobre o Inter, nada de concreto. "Aquele que oferecer o melhor e estiver aberto para eu ser feliz, espero que chegue num clube muito bom. O que sei é pelos jornais. Ainda não falaram com o meu empresário. Só mesmo sondagens"

Guarín viu logo que ia dar golo

O golo do FC Porto foi cem por cento colombiano: Guarín cruzou, Falcao bateu o guarda-redes do Braga com um golpe de cabeça. "Quando cruzei a bola, vi que podia ser golo. Com Falcao na área, sabia que havia essa possibilidade. Felizmente aconteceu, e o FC Porto ganhou ao Braga", disse o médio. A conquista da Liga Europa é um momento essencial na carreira de Guarín. "Estou muito contente com este título. É uma emoção para nunca mais esquecer. Conseguimos uma grande vitória frente ao Braga e um título europeu", explicou, acrescentando que no domingo quer continuar a festa. "Esta equipa quer sempre conquistar títulos. Temos mais uma final pela frente, desta vez com o Guimarães, e queremos terminar a época em beleza."

in "ojogo.pt"





Sem comentários: