sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nove anos de êxito e poucos ao sprint

O FC Porto vive um dos campeonatos mais competitivos da última década. Amanhã, o líder da I Divisão recebe a Oliveirense na última jornada, enquanto o Benfica, segundo classificado em igualdade pontual (79), recebe o Porto Santo SAD. Obrigado a vencer para festejar o décimo título nacional consecutivo, os jogadores portistas estão conscientes do momento inédito e o capitão Filipe Santos sublinhou: "Este pode ser um dos campeonatos mais difíceis, porque podemos acabar com os mesmos pontos do segundo. Mas houve vários momentos de dificuldade no passado, como o campeonato em que conseguimos o título na última jornada, depois de passarmos o ano todo em segundo lugar [2003/04]. Nos play-offs, a indefinição também se manteve até ao fim e foi complicado vencer."
Na caminhada do enea, 2001/02 foi o ano zero e a época em que o FC Porto protagonizou uma reviravolta notável. No campeonato, com fase final em que se transportava metade dos pontos da fase regular, os dragões recuperaram 12 pontos de diferença para o Benfica e festejaram o título na penúltima jornada. A mesma dificuldade tiveram em 2003/04, ano em que o tri se celebrou no final. Durante as três temporadas do play-off, e sendo uma fase a eliminar, a expectativa viveu-se até à final e em 2008 o FC Porto foi campeão na Luz.
Em 2005 e em 2006, a supremacia sobre os adversários foi esmagadora, já que a equipa de Franklim Pais agarrava o título muito antes do termo do campeonato. Em 2006, os portistas chegaram ao fim com 58 pontos e o Benfica (segundo) com 47. Durante a extraordinária caminhada portista, o Benfica foi quatro vezes vice-campeão, o Barcelos e o Viana duas, e a Oliveirense uma. A Oliveirense, de Tó Neves, é por sinal o adversário de amanhã. Filipe Santos avisou: "Tem oito jogadores e quase todos entram em jogo, mantendo um ritmo elevado. O aspecto mais forte é o jogo colectivo." Mas em casa o FC Porto não perde desde 2004/05, ano em que o Benfica de Paulo Garrido foi vencer a Fânzeres (4-5)...


Anos-chave

2002 | Recuperação

O primeiro ano do enea foi histórico. O técnico argentino Mario Aguero sai em Dezembro, Franklim Pais assume a equipa e recupera 12 pontos de desvantagem para o Benfica. O FC Porto é campeão à penúltima jornada

2004 | Aberto até final

O FC Porto arranca para 2003/04 sem Tó Neves, Paulo Alves e Pedro Alves. O percurso é difícil, mas os dragões são campeões na última jornada, deixando o Barcelos em segundo. Nesse ano, o clube foi campeão de futebol, andebol, basquetebol e hóquei.

2007 a 2009 | Play-off

Em três anos de play-off, o FC Porto ganhou em finais. Ao Benfica, em 2007 e 2008, e depois o Juventude de Viana, em 2009, sem nunca precisar dos cinco jogos.

2010 | Campeão à 21ª jornada

Novamente em campeonato corrido, o FC Porto sagra-se campeão, em Oliveira de Azeméis, a seis jornadas do fim

in "ojogo.pt"

Sem comentários: