sexta-feira, 3 de junho de 2011

Portistas vencem torneio em que Christian foi figura

É bem capaz de ser um caso de casamento perfeito entre o nome da competição e o seu vencedor: o FC Porto conquistou ontem o Torneio "Blue Stars" ("Estrelas Azuis", para os menos identificados com o inglês...) ao derrotar na final o Zurique, por 3-0. As duas equipas estavam empatadas no tempo regulamentar, ainda que os portistas tenham sido mais dominadores, e o título acabou por ser decidido na marcação de pontapés de grande penalidade. O FC Porto concretizou três (To Zé, Christian e Edu) e os suíços nenhum.
Organizado pela FIFA - de resto, o nome completo é mesmo "Blue Stars/FIFA Youth Cup 2011 -, na Suíça, o torneio disputou-se em dois dias, envolvendo dez equipas.
Este ano, a estrela principal acabou por ser Christian Atsu. O ganês, que André Villas-Boas convocou para a última jornada do campeonato, com o Marítimo, foi eleito o melhor jogador do torneio. Christian, de 19 anos, tem sido, aliás, uma figura unânime nos elogios que são feitos ao campeão nacional de juniores.
Frequentemente chamado aos trabalhos da equipa principal do FC Porto, o extremo ganês, que se movimenta bem nas duas alas, fazendo da velocidade e da técnica apurada argumentos principais, como o próprio reconheceu, tem sido apontado ao estágio de pré-temporada dos dragões, ajudando Villas-Boas a compensar a ausência de alguns sul-americanos envolvidos em competições como a Copa América ou o Mundial de sub-20.
Como tem sido tradição no que toca aos campeões, o FC Porto deve voltar ao Blue Star no próximo ano, defendendo o título. Aliás, o Boca Juniors, que venceu a anterior edição, foi uma das dez equipas presentes.

Christian

"Quero jogar na equipa principal"

No quadro de honra do torneio figuram nomes como os de Beckham, Kaká, Guardiola, Ryan Giggs ou Paul Scholes. A Bola de Ouro foi agora parar às mãos do portista Christian. "Estou muito feliz com o prémio", disse, alargando a distinção "a toda a equipa". O ganês diz ainda que tenta sempre "dar o melhor" e, sem revelar sonhos - "esses ficam só para mim", justificou-se - sublinhou o próximo passo da ambição que carrega. "Quero jogar na equipa principal do FC Porto". E enumera os argumentos para lá chegar. "O pé esquerdo e a rapidez". O ídolo, esse, é fácil de adivinhar. "Lionel Messi", atirou sem hesitações uma das mais promissoras jóias do plantel portista que conquistou o título de juniores.

Sem comentários: