terça-feira, 21 de junho de 2011

A única incógnita é Falcao

A possível saída de André Villas-Boas, que, a confirmar-se, acrescentará mais 15 milhões de euros aos cofres do FC Porto, apresenta um lado positivo, ainda que aparentemente menos visível: com este eventual encaixe financeiro, a SAD prepara-se para fechar o actual exercício com o orçamento equilibrado, depois de ter sido anunciado recentemente por Angelino Ferreira, o responsável pela área financeira da SAD portista, a necessidade de realizar mais-valias na ordem dos 12 milhões de euros até ao final deste mês. Dito de outra forma, com a hipotética venda de André Villas-Boas o equilíbrio do orçamento deixará de ser um problema.
Mas, afinal, qual é o verdadeiro significado desta notícia? Em termos concretos, a eventual entrada destes 15 milhões de euros significa, tão somente, que o FC Porto deixa ter a necessidade de vender mais jogadores até ao final do mês, sejam eles quais forem. Por conseguinte, o poder negocial da SAD aumentará na eventualidade dos 15 milhões de euros caírem nos cofres do Dragão, mesmo em casos como os de Rolando ou Fernando, dois jogadores com muitos clubes interessados, mas também com cláusulas de rescisão praticamente inatingíveis em condições normais.
E é neste quadro que entra Falcao. O FC Porto não quer vender o colombiano e os dirigentes estão convencidos que têm o avançado seguro para a próxima época. Os pressupostos para a renovação estão alinhavados entre as duas partes e prevêem, entre outros aspectos, a subida da cláusula de rescisão para valores superiores a 40 milhões de euros. No entanto, o contrato ainda não foi assinado... Ou seja, continua válida a actual cláusula de 30 milhões de euros, um valor que pode ser considerado acessível para muitos clubes, incluindo o Chelsea de Roman Abramovich. Este é, actualmente, o único caso do plantel que ainda foge ao controle do FC Porto, uma vez que o goleador continua à mercê da tal cláusula que, na comparação com os restantes companheiros, acaba por revelar-se apetecível para os principais emblemas europeus.
O próprio avançado comentou ontem, através do Twitter, as principais notícias do dia. Na primeira mensagem ficou, no entanto, a dúvida sobre o motivo das interrogações. "Que grande surpresa com que acordei hoje! Será verdade? Eu não sei. Alguém sabe de algo?", escreveu. Estaria a referir-se à situação de Villas-Boas ou às notícias que o davam como uma possibilidade no Chelsea? Ficou a dúvida. Poucos minutos depois, novo comentário, desta vez sobre o ainda treinador do FC Porto: "André Villas-Boas vai para o Chelsea? Alguém sabe?". As respostas dos seus seguidores multiplicaram-se ao longo das últimas horas, sem que a resposta às perguntas chegasse com o carimbo oficial.

Elogios ingleses e a comparação com Alan Shearer

Num dia marcado por notícias bombásticas, o site do canal televisivo Sky Sports fez um levantamento dos cinco jogadores que jogam fora de Inglaterra e que poderiam acrescentar golos à Premier League. Falcao foi, sem grande surpresa, considerado o mais promissor. Num pequeno texto, são recordados os muitos assinados pelo colombiano ao longo desta temporada, com especial destaque para os 18 golos apontados pelo avançado na Liga Europa. Para se perceber a dimensão dos elogios, Falcao é considerado como o melhor cabeceador mundial desde os tempos de Alan Shearer, um dos mais míticos pontas-de-lança ingleses de todos os tempos. Rondon (Málaga), Edinson Cavani (Nápoles), Andre Schurrle (Bayer Leverkusen) e Moussa Sow (Lille) são os restantes nomes apontados pelo site da conceituada estação inglesa como os melhores e mais promissores jogadores com capacidade para marcar golos. Inglaterra está cada vez mais atenta a Falcao...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: