quinta-feira, 21 de julho de 2011

Danilo. FC Porto mais rápido que a própria sombra de Vieira

Como o presidente encarnado foi ao Brasil para fechar o negócio e perdeu. Aos dragões bastou um telefone


Lembra-se de Lucky Luke, o pistoleiro mais rápido que a própria sombra? Foi com a velocidade do cowboy que o FC Porto contratou Danilo por 13 milhões de euros, deixando o Benfica de mãos a abanar. "Na segunda-feira a única proposta que tínhamos recebido, oficial e por escrito, era a do Benfica", começa por explicar ao i Luiz Álvaro Ribeiro, presidente do Santos. O dirigente brasileiro confirma que os encarnados ofereceram 10 milhões de euros pelo passe do defesa/médio direito. O Santos exerceu então o direito de opção sobre esse valor e comprou os 37,5% do passe ao grupo de empresários DIS para ficar em condições de negociar o atleta por uma verba mais alta.

"Assim, ficámos com 75% do passe do Danilo [25% pertencem ao América Mineiro], mas não dei o negócio por fechado com a proposta do Benfica, até porque queria ouvir o jogador, a parte mais importante", afirma Luiz Álvaro Ribeiro. É então que, segundo o presidente do Santos, o FC Porto surge no negócio apenas na terça-feira. À distância, os dragões entram na luta pelo jogador e acabam por oferecer 13 milhões de euros. Apesar de estar no Brasil, Luís Filipe Vieira não marcou presença na reunião que acabou por definir o futuro de Danilo. "A proposta do FC Porto era melhor. Liguei ao Danilo e ele disse-me que ficava muito contente por jogar no FC Porto. Fiquei muito triste porque queria que ele ficasse [no Santos], mas por outro lado sei que ele vai realizar um sonho", revelou o líder do Santos.

Ficava uma dúvida, se o presidente do Benfica, que se tinha deslocado a São Paulo para tentar trazer Danilo para a Luz, tinha subido a proposta ou recuado perante os argumentos financeiros do FC Porto. Luiz Álvaro Ribeiro foi enigmático: "Quando o presidente do Benfica soube da proposta do FC Porto sei que fez alguns esforços, mas comigo não falou. Não estive com o Luís Filipe." Ou seja, Vieira ficou para trás no negócio e nem o facto de estar no Brasil ajudou a desviar o lateral do Dragão - além de Kardec, jogador emprestado pelo Benfica, ter sido apresentado no Santos nesta mesma terça--feira. É mais um episódio com final feliz para o FC Porto, que já tinha batido a concorrência das águias nas aquisições de Falcao, Alvaro Pereira ou James Rodríguez.

Janeiro ou Junho Os campeões nacionais garantem mais um jovem promissor para o conjunto orientado por Vítor Pereira. No entanto, Danilo, de 20 anos, vai permanecer no Santos até ao fim do ano para jogar o Mundial de Clubes, em Dezembro, no Japão. Caso a equipa brasileira não vença, existe um acordo para Danilo continuar até Junho e representar o Santos na Copa Libertadores. Na melhor das hipóteses, será um reforço importante para o FC Porto enfrentar a segunda metade da liga portuguesa. Caso contrário, o técnico portista só poderá aproveitar as potencialidades do defesa/médio-direito a partir de Junho do próximo ano, a tempo de integrar o início dos trabalhos da temporada 2012/13.



in "ionline.pt"

Sem comentários: