quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Danilo pediu-me para ir já"

Danilo está ansioso por jogar no FC Porto e fê-lo saber a Muricy Ramalho, seu actual treinador no Santos. "Ele está com muita vontade de ir para Portugal. Falou comigo e pediu-me para o libertar para ir já para a Europa. Eu aconselhei-o a pensar bem porque o futuro é dele, mas disse que achava que devia jogar o Mundial de clubes pois é uma competição que pode ser importante para a sua carreira. Ele concordou e em princípio vai ficar", contou a O JOGO o treinador.

Muricy Ramalho, que Pinto da Costa muito admira e que inclusive disputou com André Villas-Boas o cargo de treinador há pouco mais de um ano, só lamenta não poder fazer o mesmo com Alex Sandro. "Nesse caso, o Santos não tem como o segurar, pois o passe não é nosso. Vai fazer muita falta", sublinha, embora reforce que o médio é mais importante na sua equipa: "Para a posição do Alex ainda temos o Léo. Eles costumam rodar, mas temos dois. Agora o Danilo é indiscutível há muito tempo. É dos melhores que temos e será uma grande perda."

O valor da dupla de reforços portistas é inequívoco. E não achem caros os 13 milhões pagos por Danilo nem os 9,5 que se diz valer Alex Sandro. "Se o negócio é bom para alguma parte é para o FC Porto. Eu acho que foram baratos", surpreende. "Eles fazem um ou dois anos no FC Porto e serão revendidos para outro clube europeu pelo menos pelo dobro, como aconteceu com o Ramires. Parece caro, mas não é. Trata-se de um excelente negócio", garante. "Têm muitas chances de chegar em breve à selecção principal, pois já são titulares das selecções mais jovens e do Santos. Por isso é um bom investimento", acrescenta.

A adaptação ao Porto [clube e cidade] será muito fácil, a julgar pela maturidade da dupla. "São dois jogadores com experiência internacional. Já jogaram muitas vezes fora do país. São novos, mas desde garotos que viajam muito com as selecções. Por isso, estão prontos para ir para a Europa", avaliza, assegurando também que o Porto gostará deles. "São excelente carácter. Não são muito de falar e criam bom ambiente. Como profissionais cuidam-se muito e não tenho qualquer razão de queixa", elogia.

A julgar pela honestidade do discurso não há muito para duvidar. O FC Porto parece ter acertado.

"Álvaro Pereira é com quem mais identifico Alex Sandro"

Tão ofensivo como Roberto Carlos, mas menos goleador e mais polivalente. Esse é o traço com que se pode desenhar Alex Sandro, a quem Muricy Ramalho compara com um lateral que considera estar, hoje em dia, nos melhores do mundo: Álvaro Pereira, precisamente com quem o brasileiro vai disputar um lugar. "É com quem mais o identifico no futebol mundial. São parecidos", surpreende. "Alex Sandro gosta muito de atacar e é bom tecnicamente. Preferencialmente é lateral-esquerdo, mas pode jogar como extremo", descreve.

Craque mundial só mesmo como médio

Há muitas dúvidas sobre a posição que Danilo ocupará no FC Porto. Lateral- direito ou médio-interior? "Médio, claro. No Santos é assim que joga preferencialmente. Na final da Libertadores, por exemplo, jogou como lateral. Mas eu prefiro como médio", responde Muricy Ramalho, que tal como muitos outros o compara com Ramires. "São muito parecidos, na medida em que ambos são um segundo volante que aparece muito no ataque. Só tem uma diferença: remata mais que Ramires, é mais forte nesse capítulo e faz muitos golos. Por ser forte fisicamente também joga como lateral, mas craque mesmo é como médio. É aí que ele mais rende", diz, em jeito de conselho a Vítor Pereira.~

in "ojogo.pt"

Sem comentários: