domingo, 24 de julho de 2011

Vítor Pereira: «Não ter saídas é boa responsabilidade»

Técnico do F.C. Porto satisfeito com a vitória sobre o Peñarol (3-0), em jogo de apresentação.


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações à Sport Tv, após a vitória sobre o Peñarol (3-0), no jogo de apresentação:

«A equipa tem muito para evoluir ainda, mas estou satisfeito. Tivemos períodos muito bem, outros em que circulámos a bola de forma lenta, sem encontrar espaços, frente a um adversário que se fechou muito. A partir do momento em que começámos a encontrar espaços, fomos criando oportunidades. Conseguimos esta vitória graças a comportamentos consistentes.»

[que diferenças pretende implementar, relativamente à época passada?] «Na época passada tínhamos boa circulação de bola, com uma boa transição defensiva. Este ano queremos diversificar mais os movimentos ofensivos, sermos mais agressivos no último terço, e queremos uma transição defensiva ainda mais forte, com encurtamento das linhas. Estamos a caminhar nesse sentido.»

[se não sair ninguém, aumenta a responsabilidade?] «É uma boa responsabilidade. Prefiro aproveitar o trabalho da época passada. Com o plantel que temos não precisamos de grandes mexidas. A responsabilidade é boa, pois o grupo tem muita qualidade, e também acreditamos no nosso trabalho. Não podemos prometer títulos, mas vamos trabalhar para eles.»

Vítor Pereira: «Não há corte nenhum com o passado»

Treinador do F.C. Porto ficou feliz com o triunfo frente ao Peñarol, em jogo de apresentação da equipa aos seus adeptos


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma o triunfo frente ao Peñarol, no Estádio do Dragão, em jogo de apresentação da equipa aos seus adeptos:

«Foi fundamentalmente um jogo sério e competente da nossa equipa. Em alguns períodos, temos de melhorar o ritmo de circulação de bola. Em termos gerais, estamos satisfeitos com o rendimento da equipa. Na primeira parte tivemos alguns dificuldades para encontrar os espaços, às vezes não tivemos paciência e quisemos acelerar. Precipitámo-nos um bocadinho. À medida que o jogo foi correndo, o adversário foi cometendo erros, descobrimos a forma de explorar isso e construímos um resultado inteiramente justo.

Gostou da forma como foi recebido pelos adeptos? «Senti-me feliz e orgulhoso, sabendo que a massa associativa do F.C. Porto é muito exigente. Eu também sou exigente e sinto-me em casa. Sentir o carinho das pessoas é o que mais queremos. Foi com imensa alegria que ouvi os aplausos e os elogios. Somos nós que temos de ir à procura deles. Acredito que este será um Porto de grande qualidade.»

Se não sair ninguém, será um bom problema? «Será um bom problema, de facto. Há ainda muitos jogos para disputar, muitas competições. Será preciso gerir isso tudo para apresentar um Porto forte em todas as competições. Não estou minimamente preocupado com uma ou outra saída. Um Hulk, um Falcao, um Helton, um Guarin, um Alvaro Pereira, são jogadores que nos fazem falta e são importantes para o nosso grupo. Têm o espírito Porto e a competição no sangue. Vamos ficar satisfeitos se eles ficarem cá e acredito que sim, porque eles gostam de cá estar.»

Já se nota a sua marca neste F.C. Porto? «O Vítor Pereira fazia parte da equipa técnica do ano passado, em que as ideias eram partilhadas. O jogo que a equipa praticava no ano passado eram do meu agrado mas sabemos que podemos melhorar ainda mais. As ideias são as mesmas, com nuances diferentes. Não fazia sentido se não aproveitasse as coisas boas do passado. Não há corte nenhum. É um Porto que quer ser ainda mais agressivo.»

O que quer dizer com o desejo de o F.C. Porto ter um papel importante na Champions? «Papel importante quer dizer que queremos estar à altura da Liga dos Campeões, frente a equipas de nível um pouco superior ao que encontrámos na Liga Europa. A Champions obriga a outo nível de maturidade ou cultura táctica. Queremos passar a primeira fase e depois ver jogo a jogo, tentando ir o mais longe possível.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: