sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bruno Alves: «Apostei que ia defrontar o F.C. Porto»


Defesa português do Zenit fala em exclusivo ao Maisfutebol sobre o reencontro com os dragões: «Nunca esquecerei os momentos marcantes que lá vivi»


Algum dia tinha de ser. Quis a lei do acaso que fosse agora. Bruno Alves vai defrontar o F.C. Porto pela primeira vez, desde a saída dos dragões no Verão de 2010. O Zenit está colocado no Grupo G da Liga dos Campeões, o mesmo que tem o Porto como cabeça-de-série.

Em declarações exclusivas ao Maisfutebol, o defesa central não esconde a dicotomia sentimental que dele se apoderou. Por um lado, há a «imensa felicidade» de «rever amigos, poder estar com a família e pisar a relva de um estádio tão marcante». Por outro, porém, há o peso sentimental deste reencontro. Um peso difícil de suportar.

«Nunca esquecerei o que passei no F.C. Porto. Vivi momentos magníficos, marcantes. Vou carregá-los em mim até ao fim dos meus dias», refere o internacional português desde São Petersburgo. «Ninguém poderá estranhar este meu sentimento especial. Já joguei no Dragão pela selecção, depois de sair do Porto, mas agora é diferente. Esta é a primeira vez que defrontarei o meu clube.»

«A direcção do Zenit fez um enorme investimento»

Para começar, Bruno Alves já lucrou com o emparelhamento do sorteio. É o próprio a revelar-nos isso mesmo. «O Zenit organizou um encontro e estivemos a ver toda a cerimónia do Mónaco em directo», começa a explicar.

«No início realizámos apostas entre nós e quem acertasse no principal adversário seria premiado. Eu falei com o Danny e disse-lhe que ia apostar no F.C. Porto. Estava com essefeeling. Acertei em cheio», atira o central, entre risos.

O Zenit entra na Liga dos Campeões com um objectivo claro: «ultrapassar a fase de grupos». «A direcção fez um grande investimento e espera ter o respectivo retorno desportivo. A intenção do presidente é fazer do Zenit um clube cada vez mais reconhecido na Europa. Este regresso à Champions servirá para isso mesmo.»

«O Danny e o Kerzhakov desequilibram»

Bruno Alves não tem problemas em endossar o favoritismo todo para o lado do F.C. Porto. Mesmo que o Zenit tenha um orçamento milionário e «vários jogadores internacionais». «Temos um plantel bastante forte, de boa qualidade técnica. E depois, na frente, o Danny e o Aleksandr Kerzhakov desequilibram. Podemos ir longe nesta competição.»

O Grupo G é, no entender de Bruno Alves, «acessível, mas não fácil». «O F.C. Porto é o que sabemos. O Shakhtar Donetsk vi o ano passado contra o Sp. Braga e jogámos contra eles em Janeiro, numa pré-época realizada no Dubai. Têm vários brasileiros que jogam bem à bola, rápidos e habilidosos. Gostei do que vi.»

Finalmente, o APOEL. «Defrontei-os duas vezes quando ainda estava no F.C. Porto. Não é uma equipa fácil, principalmente no estádio deles. Há muito barulho das bancadas, um ambiente pesado», conta Bruno Alves. 




Bruno Alves: «Kléber até é mais completo do que Falcao»

Defesa do Zenit antecipa duelo com o novo ponta-de-lança do F.C. Porto. «É forte e rápido, tem grande qualidade», diz ao Maisfutebol


Radamel Falcao partiu para Madrid e 72 golos nas memórias portistas. Da Madeira chegou Kléber. Bruno Alves já sabe que, muito provavelmente, terá o brasileiro como adversário directo no duplo duelo da Liga dos Campeões.

«Vejo vários jogos do F.C. Porto e o Kléber tem estado bem. É um ponta-de-lança mais móvel do que o Falcao, até mais completo se calhar», defende o defesa central português, em conversa com o Maisfutebol. «Claro que o Falcao é um jogador único e faz golo a qualquer momento, mas parece-me que o Kléber também possui grande qualidade. É forte e rápido.»

O F.C. Porto, de resto, não reserva grandes segredos para Bruno Alves. «A maioria dos atletas já estava no clube quando eu saí. É verdade que o André Villas-Boas e o Falcao saíram, o clube contratou alguns atletas, mas a qualidade é a mesma. A organização do clube permite-lhe sobreviver sem problemas a estas mudanças. A SAD tem tudo prevenido, mesmo antes das transferências ocorrerem.»

São Petersburgo: praia, cultura, Verão quente

Há pouco mais de um ano na Rússia, Bruno Alves assegura estar «totalmente feliz». O defesa sabe que a mudança para o Zenit causou algum espanto em Portugal e, por isso, apressa-se a explicar a sua opção.

«Na altura não pensei duas vezes. Tinha a oportunidade de jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, um treinador de topo à minha espera, a luta por troféus nacionais e uma importante proposta financeira. Sinto-me bem, não me falta nada, a minha família adora viver cá e o clube dá-me um apoio fantástico.»

A Rússia não é só frio e neve. Em São Petersburgo, Bruno Alves encontrou uma vida perfeitamente ocidentalizada. «A cidade tem praia, uma vida cultural espantosa e uma oferta turística muito interessante. Agora no Verão faz muito calor.»

O duelo com o F.C. Porto vai «reavivar a saudade». Bruno Alves sabe que o regresso definitivo a Portugal «vai acontecer, mais ano, menos ano» e encara isso «na maior naturalidade». «É o ciclo normal. Estou bem no Zenit, tenho contrato e não me posso fazer de convidado de ninguém em Portugal. Sou uma pessoa emocional, só assim me sinto bem, e o meu país mexe comigo.» 



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: