sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Castro: "Para parar o Barça? É preciso mordê-los"

Como se pára o Barcelona? Poucos têm uma história para contar, portugueses ainda menos. Castro e Tiago Gomes, por exemplo, conseguiram-no na época passada. O médio que até começou esta temporada no Dragão admite que é preciso ser agressivo. "Fazem-nos correr muito atrás da bola com tabelas que desgastam. É preciso mordê-los de vez em quando para parar o carrossel. Faltas a meio-campo, daquelas que chateiam", diz Castro, que chegou ao fim do Gijón-Barcelona (1-1) de rastos: "Foi o jogo mais desgastante, o jogo em que corri mais. E sem bola, que cansa a dobrar." Tiago Gomes ganhou em Camp Nou pelo Hércules. "Esforço e sacrifício" são palavras-chave, mas há pontos a explorar. Sair da primeira zona de pressão, fortíssima, abre os espaços. "É fundamental, quem conseguir escapar à reacção do Barça à perda de bola fica com boa margem", aponta, salientando que as bolas paradas defensivas também não são a especialidade da superequipa de Guardiola. Castro sabe que jogou por uma equipa pequena e que aquilo que foi válido para o Gijón não o será para o FC Porto. "Jogámos mais baixo do que o normal e mais baixo do que o FC Porto quererá jogar. Confio muito na capacidade dos jogadores daquela equipa para derrotarem o Barcelona", reforçou o médio da formação.



Baía aconselha levar umas algemas para Messi

Vítor Baía ainda é o recordista mundial de títulos e conquistou-os nos dois clubes que esta noite se vão enfrentar no Mónaco. "É um dia especial, são os meus dois únicos clubes. Felizmente, por boas razões estou na história de ambos", referiu a O JOGO enquanto espreitava o treino da equipa. O antigo guarda-redes admitiu que a tarefa da equipa portista será muito complicada. "Quero crer que o FC Porto vai ter um dia especial e de grande inspiração, porque esta equipa do Barcelona é uma coisa invulgar. Por muito que nos custe, é a equipa que está a jogar melhor, mas o FC Porto já nos habituou, em momentos difíceis, a demonstrar a sua força mental", referiu, deixando um conselho ao onze que vai subir ao relvado do Estádio Louis II. "Levar umas algemas para Messi era uma boa solução, mas infelizmente o Barcelona é muito mais do que ele. Mas o FC Porto também tem jogadores de classe mundial, com cláusulas de rescisão elevadíssimas e, mesmo assim, com clubes a quererem batê-las", recordou.

Fernando Gomes

"Os melhores também perdem"

"O nosso presidente disse, e na minha opinião muito bem, que os melhores do mundo também perdem. Aliás, nós somos os melhores de Portugal e também perdemos de vez em quando. No futebol, tudo é possível e acredito que vamos conseguir um grande resultado".

Zubizarreta

"Vai ser difícil"

"Estamos muito próximos de disputar mais um título e temos a sorte de ter a equipa concentrada apenas no seu trabalho, no futebol, apesar de estarmos no Mónaco. Estará um título em jogo e estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar pela frente".

Luís Figo

"Tudo pode acontecer"

"Tudo pode acontecer. O Barcelona é a melhor equipa do mundo neste momento, e é favorito, mas o FC Porto tem um estilo próprio e terá uma palavra a dizer. Se acho que o FC Porto pode vencer? Porque não? É por isso que o futebol é bonito, precisamente porque é imprevisível".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: