quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Muito mais do que um clube

Terça-feira. A manhã de ontem esteve quente em Barcelona, a convidar um banho refrescante no Mediterrâneo, mas a capital da Catalunha tem muito mais para oferecer do que umas simples férias balneares. A começar pela arte. Joan Miró, Pablo Picasso ou Antoni Gaudí pintam a cidade com o seu eterno espírito artístico, mas o museu mais visitado da Catalunha até fica relativamente afastado do centro da cidade. Sabe qual é? Por incrível que lhe possa parecer, é o do Barcelona. No ano passado, mais de 1,4 milhões de pessoas visitaram o espaço, situado junto ao estádio - uma média de quase quatro mil pessoas por dias... -, e O JOGO foi tentar perceber o que leva os turistas a preferir ver as muitas taças conquistadas pelo Barça às obras de arte de Picasso ou Miró. E a verdade é que isso não se explica. Ou melhor, não se sabe explicar. Dizem eles, os visitantes, que se sente. Um casal japonês, interpelado por O JOGO, confessa que foi "obrigado" pelo filho de 14 anos a ir ao museu, uma história repetida mais tarde por um outro casal, desta vez holandês. "Os meus filhos adoram o Barcelona. E como estamos aqui de férias, tivemos de passar por cá. O mais pequeno (oito anos) até diz que quer jogar no Barcelona", explicou a mãe, orgulhosa. Mais à frente, quatro mulheres. E que fazem, afinal, quatro jovens francesas no museu do Barça? A pergunta pareceu machista, embora não fosse essa a intenção. "As mulheres não podem gostar de futebol? Se estamos em Barcelona, temos de conhecer o museu do Barcelona. É um dos pontos de visita obrigatória da cidade", respondeu uma das quatro, ao mesmo tempo que as outras abanavam a cabeça em sinal de concordância. E a verdade é que elas parecem ter razão. As excursões a Camp Nou multiplicam-se e transformam o Barcelona em muito mais do que um clube - o slogan oficial do clube dificilmente podia combinar melhor com a realidade. Para melhor se perceber a dimensão deste negócio, basta explicar que as mais de 1,4 milhões de visitantes representam uma receita superior a 20 milhões de euros, um quinto do maior orçamento da história do FC Porto. Impressionante, não é?



História(s) com Figo e Deco

Afinal, o que transforma o museu do Barcelona num dos pontos de referência da cidade? O JOGO foi visitá-lo e encontrou um espaço moderno, capaz de combinar a antiguidade histórica com as mais recentes tecnologias. Os muitos troféus decoram o primeiro andar, onde se destacam os seis conquistados em 2009, naquela que é a temporada mais vitoriosa de sempre da história do clube. Logo a seguir, descobre-se um espaço interactivo, no qual o visitante controla aquilo que pretende ver, e em que se destacam "200 momentos significativos" da história do Barcelona, com lugar para alguns golos de Figo e um de Deco - remate acrobático executado na Supertaça de Espanha frente ao Espanhol. A história detalhada do Barça também surge em mais um quadro interactivo, onde se encontra referenciada a Bola de Ouro conquistada por Figo em 2000. Depois, sobra o negócio. Uma vez mais. A ideia mais original para fazer dinheiro acaba por ser a das foto-montagens; os visitantes tiram uma foto com um fundo verde e saem de lá ao lado do Guardiola, Xavi ou Messi, ou a festejar um golo com a equipa ou ainda a segurar o troféu da Champions. A foto mais barata custa 12 euros (a mais cara 50...) e, a avaliar pela interminável fila, está ali mais uma excelente fonte de receita.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: