sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Deco: "Pressão começa uma semana antes e acaba uma semana depois"

Um dos jogadores que mais vezes atormentaram as defesas benfiquistas na última década foi Deco. O internacional português (nascido no Brasil) lembra-se bem dos três golos que marcou às águias - "Todos especiais", garante -, e que valeram outras tantas vitórias ao FC Porto no que considera ser o "grande clássico de Portugal". "A pressão começa uma semana antes do jogo e só acaba uma semana depois. No primeiro [em 2001/02], podia ter passado ao Benni McCarthy, mas preferi chutar. O segundo golo [na época seguinte, também no Dragão] foi um dos mais bonitos que marquei na carreira [livre directo junto à linha lateral], num dos melhores jogos que fiz pelo FC Porto. Na segunda volta marquei na Luz a passe do Maniche, um golo que também foi especial porque praticamente garantiu o título nesse ano", recorda Deco a O JOGO, lembrando ainda a sua estreia em clássicos: um 1-1 na Luz, em 1998/99. "Lembro-me bem. O estádio estava lotado e eu, no meu segundo jogo como titular, estava a substituir o Rui Barros, que é uma referência do clube, o que aumentava logo a minha responsabilidade. Mas joguei bem."



Lucho

"Ganhamos, de certeza absoluta!"

Lucho não vai estar em frente ao televisor a roer as unhas porque não pode. O Marselha vai jogar ao terreno do Valenciennes e, à hora do clássico, estará precisamente em viagem. Ainda assim, diz que vai estar atento às incidências. "Vou pedir a um amigo para me ir enviando por mensagens", referiu ontem, a O JOGO, este "adepto especial" do FC Porto. El Comandante deixou saudades no Dragão e uma parte do seu coração continua na Invicta. Por isso, confia sem hesitar que os três pontos ficarão em casa. "É óbvio que vou torcer pelo FC Porto. Embora não tenha vencido contra o Feirense, tenho a certeza de que ganhamos desta vez. Um clássico é um jogo diferente e o facto de ser no Dragão terá influência. Tenho 100 por cento de certeza de que vamos ganhar", sublinhou.
Curiosamente, também a O JOGO, Fábio Coentrão disse que o Benfica ganhará por 4-0. Lucho responde. "É a opinião dele, mas pouco credível. No futebol tudo pode acontecer, mas é muito difícil. Vai ganhar o FC Porto, mas será um jogo equilibrado", considerou. E quem decide? "Na Liga e na Champions o Hulk é um jogador que marca a diferença e é um dos que podem desequilibrar este clássico", atirou. Mais difícil, diz, será repetir o sucesso da época passada. "A exigência da Liga dos Campeões é outra, mas o FC Porto é um clube que sabe o que faz. Chegaram alguns jogadores novos, mas a base mantém-se e saiu apenas o Falcao. É, certamente, o principal candidato no campeonato", considerou. A terminar, um desejo: "Tinha a ilusão de o Marselha e o FC Porto ficarem no mesmo grupo na Champions. Pode ser que nos encontremos mais à frente porque sempre me imaginei a voltar a jogar no Dragão. Seria um momento inesquecível".

"Kléber precisa de tempo, como Falcao teve"

Lucho saiu de Portugal há mais de dois anos, mas continua atento a tudo o que diz respeito ao FC Porto. Até já sabia que Kléber tinha sido chamado ao escrete. E a propósito do avançado, pediu paciência aos adeptos. "É diferente de Falcao, mas vai acabar por render com o seu estilo e vai marcar golos. Tem que ter o tempo que teve o Falcao, que demorou um pouco para substituir o Lisandro no onze. Os goleadores precisam de tempo, de confiança e de golos. Não sei se vai fazer esquecer o Falcao, mas vai marcar muitos golos, de certeza. A ida à selecção do Brasil é um sinal do seu valor", referiu.

"Gaitán tem futuro e Aimar tem classe"

Depois de elogiar Belluschi e Otamendi, Lucho concentrou-se nos argentinos que têm feito a diferença do outro lado. El Comandante conhece bem Aimar e Gaitán e não tem dúvidas em identificá-los como perigos que a defesa portista terá de anular. "Sigo a carreira do Aimar com atenção e ele tem demonstrado toda a sua classe. As lesões é que o têm limitado. Está bem fisicamente e, por isso, não me surpreende que esteja a fazer um grande início de temporada. Ele sempre foi uma referência, um ídolo, nos clubes por onde passou", frisou. Quanto a Gaitán, a opinião é menos pormenorizada, mas igualmente lisonjeira. "O Gaitán tem demonstrado muita qualidade e tem um grande futuro pela frente".

Derlei

"Estranhei quando estive do outro lado"

Derlei foi dos poucos a disputarem este clássico dos dois lados. Pelo FC Porto, jogou cinco vezes e marcou dois golos. "A primeira vez foi numa vitória por 2-0 [em 2003/04, no Dragão]. Foi uma bola cruzada da direita. O Miguel tentou atrasar para o Moreira, eu apercebi-me de que o passe ia ficar curto e consegui interceptar a bola. Também marquei na final da Taça [o FC Porto perdeu 1-2], um jogo que não valorizámos muito porque queríamos era ganhar a Liga dos Campeões [a final era dez dias depois]. "Pelo Benfica, disputou um clássico [1-1 na Luz, em 2006/07]: "Entrei a cerca de 15' do fim. Foi estranho porque era a primeira vez que defrontava o FC Porto. Além disso, havia uma grande pressão sobre a equipa: tínhamos de vencer para continuar na luta pelo título."

in "ojogo.py"

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho bem presentes esses momentos... Então o Deco teve importante participação e esses golos foram saborosos, especialmente não mais pode esquecer, por terem dado inesquecíveis vitórias!