sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Kléber na Canarinha


Passavam 30 minutos das 15 horas, quando Mano Menezes revelou a lista de convocados do Brasil para os amigáveis com a Costa Rica (7 Outubro) e o México (quatro dias depois) reservando uma enorme surpresa nos 25 (!) eleitos: Kléber. Do outro lado do Atlântico, as primeiras reacções foram de estupefacção, mas também por cá poucos - ou mesmo ninguém - estariam à espera que o avançado portista fosse chamado depois de ter apontado três golos em apenas oito jogos pelos dragões.
A notícia surgiu na véspera do confronto com o Benfica, quando o avançado se preparava entrar em estágio, e será, seguramente, um enorme estímulo para o primeiro clássico do avançado. O próprio Kléber, sabe O JOGO, ficou muito surpreendido com a notícia, tendo tomado conhecimento da convocatória pouco depois do anúncio oficial de Mano Menezes. A primeira mensagem recebida no telemóvel terá sido olhada com desconfiança, mas muitas outras se seguiram, multiplicando-se as felicitações dos amigos por um momento único na carreira. Publicamente, Souza foi o primeiro a saudar o compatriota através do Twitter. "Parabéns ao meu parceiro Kléber pela convocação. Que Deus o abençoe lá!", escreveu o médio.
Kléber junta-se a Hulk nesta aventura pela selecção, tendo sido chamado para os amigáveis na Costa Rica e no México, também por causa das lesões musculares sofridas por Leandro Damião (Internacional) e Pato (Milan), as opções habituais para o centro do ataque. Mano Menezes também justificou a chamada com a "idade olímpica" do avançado, num sinal de que Kléber está bem colocado para representar a selecção nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Aliás, esta convocatória tem mais seis jogadores que poderão fazer parte dessa equipa: Neto (Fiorentina), Fábio (Manchester United), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Luiz Gustavo (Bayern de Munique) e Oscar (Internacional).

"Pensei que era outro..."

"Confesso que nunca tinha ouvido falar do Kléber e nem sequer me recordo da sua passagem pelo Atlético Mineiro... Quando vi o nome dele entre os convocados, pensei que era o atacante do Palmeiras que tem o mesmo nome, um jogador que já há algum tempo pede uma oportunidade para ser chamado à selecção. Fiquei muito surpreso com esta convocação, mas aceito a justificação do Mano Menezes, que acaba por ter lógica: ele pretende observar um jogador ainda com idade olímpica"

"Vamos esperar para ver"

"Apesar de ter tido um bom início no FC Porto, trata-se de um jogador pouco conhecido no Brasil. Nem mesmo no Atlético teve destaque e a sua passagem pelo Marítimo passou despercebida. A justificação do Mano, no entanto, é compreensível. Trata-se de um atleta que vinha sendo observado por ter idade olímpica e que surgiu como opção perante a perda de Damião e Pato. Não há muitas expectativas. Vamos esperar para ver"

"É jovem e quero conhecê-lo melhor"

Mano Menezes foi confrontado pelos jornalistas sobre a chamada do "desconhecido" Kléber. O seleccionador afirmou que o avançado estava debaixo de olho há algum tempo e que foi convocado devido às lesões de Pato e Leandro Damião. "Ainda tem idade olímpica e era um jogador que estávamos a observar. Contávamos convocá-lo mais para a frente, mas acabamos por acelerar este processo em função das mais recentes lesões", começou por explicar, antes de se alongar perante a insistência dos jornalistas. "Acompanhamos todos os campeonatos que têm jogadores brasileiros. É esse o nosso papel. Kléber é um jogador que assumiu a titularidade do FC Porto depois da saída do Falcao. Foi contratado agora pelo clube e ainda é muito jovem. Queremos conhecê-lo melhor. Pretendíamos chamá-lo mais lá para a frente, mas perdemos dois jogadores para essa posição e, por isso, optámos por fazê-lo já", rematou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: