terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Costinha aponta ao jogo perfeito

O FC Porto nunca conseguiu vencer em Inglaterra, mas já conseguiu eliminar o Manchester United em Março de 2004, na caminhada para a conquista da Champions. Agora contra a outra equipa da cidade, o City, o desafio é ainda maior, porque os azuis e brancos partem em desvantagem com a derrota em casa (2-1) e estão obrigados a fazer história. "Mesmo em desvantagem na eliminatória, a equipa não pode deixar de ser ambiciosa, jogar com coragem e grande espírito de união, porque vão defrontar uma grande equipa, que conta com alguns dos melhores jogadores do mundo", declarou Costinha a O JOGO.
O antigo médio do FC Porto sabe do que fala quando se refere a estes jogos, ou não tivesse ele ficado para a história em 2004, depois de marcar o golo do empate contra o United, que permitiu aos azuis e brancos seguir em frente. "Os jogadores do FC Porto têm de pensar que não há impossíveis no futebol e que podem perfeitamente vencer lá, porque também têm grandes jogadores e também impõem respeito a qualquer adversário", frisou ainda.
Evitando deixar conselhos, por respeito a Vítor Pereira, "que saberá o que dizer aos jogadores", o antigo internacional português deixou algumas pistas quanto à atitude a adoptar amanhã: "O FC Porto tem de jogar em Inglaterra sem medo e acima de tudo com ambição, independentemente do adversário. Mas para virar a eliminatória a seu favor, é certo que terão de saber fazer o jogo perfeito." Esta ideia adquire ainda outra dimensão sobretudo pela motivação que deve ser comum aos jogadores que subirem ao relvado: "A motivação não é um problema. Pelo ambiente que rodeia estes jogos, pelo impacto que têm, pela qualidade dos adversários, penso que qualquer jogador gostará de estar em campo contra estas grandes equipas. Ainda por cima, o FC Porto está habituado a estes ambientes, por isso não deixará até de ser um jogo a encarar com muita vontade. Quem não se sentir motivado contra equipas desta dimensão, não estará no clube certo."
Costinha não esquece as palavras de José Mourinho ao intervalo, com o FC Porto a perder, para sublinhar outro aspecto: "Será importante para os jogadores fazer aquilo que o treinador pedir para terem mais hipóteses de ultrapassar esta eliminatória. A perder, ao intervalo, o José Mourinho disse-nos para esperarmos o momento, porque ia surgir uma oportunidade. Depois de empatarmos, a equipa soube manter-se unida e coesa." O golo de Costinha havia de surgir em cima dos 90', depois de 57 minutos a aguentar a pressão do United a seguir ao golo de Scholes.

"Marcar nestes jogos tem significado especial"


Jogar no Ettihad Stadium contra o City já é suficiente para marcar uma carreira, mas marcar um golo seria inesquecível para qualquer jogador do FC Porto. Costinha ainda guarda a memória do feito em Old Trafford. "Marcar um golo nestes jogos tem sempre um significado especial, porque as pessoas falam muito disso. Mas quem joga num clube grande tem de ter estrutura para isso. Um golo desses não pode deixar de ser encarado como uma situação normal", explicou. Simbólico, admite o ex-internacional, mas curto para representar uma carreira: "Um jogador que marque um golo num jogo destes não será mais ou menos valorizado. Hoje em dia, fazem observações de meses e até de vários anos, porque os investimentos são grandes e não será um golo que vai mudar grande coisa."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: