terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tomás Podstawski o menino precoce

Tomás Podstawski. Quem é, afinal, Tomás Podstawski, o estranho nome que surgiu ontem surpreendentemente na convocatória para o jogo com o Manchester City? Para começar, lembre-se que tem apenas 17 anos, acabadinhos de fazer em Janeiro, e que joga preferencialmente como médio-defensivo, embora na equipa de juvenis do FC Porto até tenha sido central com frequência, tal como acontece na selecção de sub-17. Natural do Porto, onde nasceu em Janeiro de 1995, Podstawski foi buscar o apelido ao pai, antigo jogador de basquetebol e andebol, enquanto o portuguesíssimo Martins é herança da mãe, que também tem um passado ligado ao desporto, mais concretamente à ginástica. Hoje são os dois professores, o que até ajuda a explicar o que se segue: Tomás Podstawski tem uma respeitável média de 17,3 na escola, ele que frequenta o 11º ano e que sonha chegar a "doutor". Um sonho que ficará para mais tarde, agora que se cumpre outro: a estreia numa convocatória da equipa principal do FC Porto.
As circunstâncias actuais aceleraram o processo e se parece pouco crível que Vítor Pereira o utilize no jogo com o Manchester City, só a presença no banco de suplentes é um motivo da maior satisfação para o jovem jogador.
Tomás Podstawski é, actualmente, o capitão da equipa de sub-17, um pormenor que serve apenas para explicar a forte personalidade do médio, que também marca muitos golos, apesar de até percorrer normalmente terrenos mais recuados. Tomás é ainda internacional sub-16 e sub-17, tendo-se estreado na Selecção Nacional há dois anos, num torneio do Algarve. Apesar disso, a federação polaca, aproveitando a nacionalidade do pai, também já o tentou convencer a trocar de camisola, embora Podstawski faça questão de dizer que se sente totalmente português. Afinal, foi por cá que ele nasceu. E é por cá que está a começar a escrever a sua história.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: