terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Moncho López: "A Taça é agora um objectivo"

O FC Porto voltou ontem à Invicta com o técnico Moncho López a fazer um balanço positivo da semana passada na Supertaça Compal, em Angola, apesar de o campeão português ter perdido na final para o angolano, o Petro de Luanda.
"Cumprimos alguns dos objectivos estabelecidos, como dar experiência internacional a alguns jogadores que não a tinham no escalão sénior, chegámos à final e fizemos todos os possíveis para vencer. Fica uma sensação triste por não termos ganho esse jogo, mas temos de mostrar que somos ganhadores, esquecendo esse jogo e pensando já no futuro", considerou o técnico Moncho López, tendo já debaixo de olho o próximo troféu: a Taça de Portugal, cuja Final a 8 está agendada para o próximo mês. "A curto prazo temos esse objectivo. A partir de agora a nossa mente vai estar focada na Taça de Portugal", salientou o técnico espanhol.
Observando seis dias de competição em Benguela e Luanda, Moncho López defende que "este torneio mostrou que o basquetebol angolano tem outra intensidade de jogo e não é muito diferente do europeu". "É mais distinto o basquetebol que algumas equipas do nosso campeonato praticam em relação ao basquetebol da Europa do que aquele que fazem as equipas angolanas. O 1.º de Agosto parece-se com muitas equipas espanholas ou italianas. Não pode haver esta ideia fixa de que o basquetebol angolano são só individualidades, é trabalho colectivo também", analisou o treinador.
Nos últimos anos, vários jogadores que deram nas vistas na Liga Portuguesa, como Rod Nealy ou Tommie Eddie, seguiram para Angola, "por uma questão de lusofonia, pois o campeonato português é observado lá". No entanto, o movimento inverso já não é tão frequente. "Não temos capacidade. Ter jogadores angolanos ou do campeonato angolano seria bom, eles seriam decisivos, mas a diferença orçamental e de ordenados não o permite", garante Moncho López.

Regresso com Sampaense


Depois de um fim-de-semana de paragem - apenas se jogou o encontro entre atraso entre o Barreirense e a Académica -, a Liga regressa no próximo sábado e o líder FC Porto desloca-se a S. Paio de Gramaços para medir forças com o Sampaense. A Taça de Portugal apenas se disputa entre 15 e 18 de Março, estando o sorteio da Final a 8 está agendado para amanhã, em Fafe, cidade que volta a acolher a prova.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: