quinta-feira, 15 de março de 2012

"É PERFEITAMENTE POSSÍVEL CHEGAR AO TÍTULO"

A equipa Sub19 recebe este sábado (15h) o Vitória de Guimarães, no Centro de Treinos portista, em jogo da 6.ª jornada da fase final do campeonato nacional. Em antevisão, Rui Gomes salienta a necessidade de vencer o encontro para "inverter a tendência de irregularidade" na competição. O técnico acredita no potencial da equipa e mantém a esperança na conquista do título.

O FC Porto tem seis pontos, resultantes de duas vitórias e três derrotas. Benfica e SC Braga lideram, com 12 pontos, mas defrontam-se também no sábado, no Seixal. Ou seja, esta pode ser uma jornada de viragem, como salienta Rui Gomes.

O FC Porto está atrasado em relação aos dois primeiros classificados. Faz sentido olhar para este jogo como uma primeira final?
Faz sentido pensar nele como um jogo muito importante, em que temos imperiosamente que ganhar se realmente queremos disputar o campeonato. Tenho essa esperança e acredito que, mesmo estando a seis pontos dos primeiros, é perfeitamente possível chegar ao título. Mas, para isso, temos que inverter a tendência de irregularidade que temos tido na competição e estabilizar numa dinâmica de vitória.

Pelo capricho do sorteio e pela força da classificação, esta jornada põe o primeiro e o segundo classificados frente-a-frente. Este jogo ganha mais importância?
Sim. É matemático. Nós temos que vencer pelo menos a um desses dois ou quiçá aos dois para recuperarmos pontos e ficarmos mais perto no final desta jornada. Devemos usar o exemplo da equipa A, que ainda há pouco tempo estava a cinco pontos do primeiro classificado e, em duas jornadas, essa situação inverteu-se. A nossa diferença é muito semelhante. Temos que ganhar os jogos e esperar que haja deslizes para conseguirmos, em duas ou três jornadas, estar novamente muito próximos dos primeiros. Se assim for, estou convencido de que disputaremos o título até à última jornada.

O que é que gostava de ver melhorar na equipa azul e branca?
O início do campeonato colocou-nos logo numa situação de grande pressão. Não temos sido uma equipa suficientemente tranquila e suficientemente estável. Temos cometido sempre alguns erros em determinados momentos dos jogos, típicos de uma equipa que se sente um bocadinho pressionada. Falta-nos ganhar um bocadinho mais de "peito", sermos mais serenos e decidirmos melhor. Se conseguirmos encontrar esse equilíbrio o nosso desempenho vai seguramente melhorar.

Já encontraram duas vezes o Vitória de Guimarães. Que tipo de adversário é?
É uma equipa muito agressiva, com jogadores atleticamente bem constituídos. Utiliza processos simples e extremamente lineares, mas vai procurar essencialmente a transição. Tem jogadores rápidos na frente e vai procurar o nosso erro. É uma equipa que vai tentar condicionar o nosso jogo e explorar os nossos desequilíbrios defensivos. Espero dificuldades, mas não tenho dúvidas de que temos qualidade e capacidade mais do que suficiente para ganhar.


in "fcp.pt"

Sem comentários: