quinta-feira, 15 de março de 2012

SAD deixa cair equipa B

O FC Porto não vai avançar com a equipa B para competir na Liga Orangina já em 2012/13. Apesar de a SAD azul e branca ter sido das mais entusiastas face à possibilidade de inscrever uma formação no segundo escalão do futebol profissional, a verdade é que os últimos dias motivaram um volte-face nas intenções portistas. O Conselho de Presidentes de segunda-feira, na Alfândega do Porto, votou um fundo de compensação que previa que as equipas B inscritas abdicassem de uma percentagem da verba relativa à venda dos direitos televisivos em favor dos outros clubes em competição na prova.
As propostas (inicialmente de três por cento e, depois, de um por cento) foram sucessivamente rejeitadas, mas a SAD assumiu como exemplo a reviravolta operada relativamente ao alargamento da Liga ZON Sagres para sustentar que não tem garantias de que tal fundo não venha a ser aprovado no futuro, mesmo com a época a decorrer. Por entender que tal compensação é injusta e por reforçar que não há certezas de que não possa ser apreciada favoravelmente, o FC Porto decidiu, então, deixar cair o projeto para a sua equipa B.
Os dragões lamentam a tomada de posição, sobretudo depois de tanto terem colaborado numa plataforma que permitisse o regresso das equipas B, enquadradas num patamar competitivo mais exigente e que facilitassem a transição entre as camadas jovens e a primeira equipa. Acresce que, nesta fase, várias decisões estavam já tomadas no sentido de deixar o projeto pronto a arrancar dentro de meses. Desde jogadores, passando por equipa técnica e restante staff, já muito tinha sido investido com vista a 2012/13.
O FC Porto via múltiplas virtudes na plataforma alcançada e pela qual também se interessaram as formações de Benfica, Sporting, Braga, V. Guimarães e Marítimo, esta última já com uma equipa a competir na II Divisão. O grupo de trabalho constituído garantiu um vasto conjunto de normas que permitiu avançar com a concretização do plano já a partir de 2012/13, mas o projeto sofre agora um revés com a saída dos dragões.
A direção de Mário Figueiredo está na mira do FC Porto, que ainda anteontem emitiu um comunicado a catalogar as decisões tomadas no Conselho de Presidentes de "imbecilidades". Os dragões opuseram-se de forma veemente ao alargamento da Liga ZON Sagres a oito jornadas do final do campeonato e sem descidas de divisão previstas. Tomando essa decisão como exemplo, a SAD entende que não está criado um cenário de estabilidade e, portanto, deixou cair o projeto para a sua equipa B.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: