terça-feira, 13 de março de 2012

Seis emprestados brilham numa jornada de pé quente

Não deixa de ser curioso, irónico até, que num fim de semana em que o FC Porto arrancou a ferros o golo do empate caseiro com a Académica, seis dos 20 jogadores de campo que os dragões emprestaram também tenham marcado.
Primeiro foi Castro, no sábado, e, depois, Walter, Souza, Atsu, Sérgio Oliveira e Edú a faturarem no domingo desportivo. Todos venceram os jogos, ao contrário do clube com o qual têm contrato. Já agora, como curiosidade, refira-se que Ernesto Farías - esse mesmo, El Tecla que já fez parte dos quadros dos dragões - assinou um hat trick no triunfo do Independiente no terreno do Boca Juniors.
Castro está em situação complicada no campeonato espanhol. O Sporting Gijón até trocou de treinador - Javier Clemente rendeu Manuel Preciado - mas o médio continua a ser um dos indiscutíveis do penúltimo classificado da liga espanhola. Castro marcou o único golo no importante triunfo sobre o Sevilha [ver também página 31].
No domingo, Souza estreou-se com a camisola do Grémio e fez o primeiro golo de cabeça da carreira, ajudando à goleada por 5-0 ao Novo Hamburgo, em partida da Taça Farroupilha (campeonato gaúcho). Ainda no Brasil, Walter, que no Dragão andava zangado com os golos desde outubro, abriu o marcador do Cruzeiro no triunfo sobre o Vila Nova para o "Mineirão". Porém, também foi expulso perto do final. ..
Por cá, Atsu voltou a ser a grande figura entre os cedidos do FC Porto. O extremo foi o melhor jogador em campo no triunfo do Rio Ave sobre o Setúbal, num passo importante para assegurar a permanência. Atsu fez o 1-0 e esteve na origem do 3-0, de autoria de Yazalde.
Na Liga Orangina, mais dois golos de jovens portistas. Sérgio Oliveira, que começou a época no Malines, da Bélgica, onde não foi muito feliz, fez o segundo golo do Penafiel (vitória 2-1 sobre o Arouca). O médio-ofensivo, conhecido por ter uma cláusula de 30 milhões, já marcou três golos na equipa que ainda se mantém na luta pela subida e que conta ainda com Diogo Viana e Vítor Bruno, que também passaram pelo FC Porto. Finalmente, Edú, médio que foi campeão nacional nos sub-19, na época passada, manteve a veia goleadora ao marcar na vitória do Trofense sobre o Moreirense.
Os outros cedidos não marcaram e alguns até nem jogaram, como Guarín que só se deve estrear pelo Inter no próximo fim de semana. Em todo o caso, a maioria cumpre os desígnios dos empréstimos: jogar com regularidade e "crescer". Casos de Beto (Cluj), Kieszek (Roda), Ventura (Olhanense), Fucile (Santos), Miguel Lopes (Braga), Ivo Pinto (Leiria), David Bruno (Trofense), Sereno (Colónia), André Pinto (Olhanense), Abdoulaye (Académica), Addy (Panetolikos), Soares (Arouca), Belluschi (Génova), Pedro Moreira (Gil Vicente), Kelvin (Rio Ave) e Ukra (Braga).


Base de recrutamento para a equipa B ou valorizar para vender

São mais de vinte os jogadores que o FC Porto emprestou, quase todos a emblemas que disputam o principal escalão nos respetivos campeonatos. David Bruno e Edú (Trofense), Soares (Arouca) e Sérgio Oliveira (Penafiel) são as exceções. Os mais jovens foram rodar para ganhar experiência e alguns devem regressar ao FC Porto na próxima temporada para integrar o plantel da equipa B. Edú é um deles, tendo já sido informado disso mesmo pelos responsáveis azuis e brancos. Kelvin, Atsu e David Bruno podem seguir-lhe as pisadas. Outros poderão render alguns milhões, como são os casos de Guarín e Belluschi. Mas também de Fucile - o Santos tem direito de opção - ou Beto - o Cluj já manifestou interesse em contratá-lo a título definitivo.

3 questões: Christian Atsu, jogador do Rio Ave, emprestado pelo FC Porto

"Prefiro ser cedido a ir para a equipa B"


1 - Fez esta semana mais um golo a somar a uma série de boas exibições. Regressa ao FC Porto na próxima época?

Ainda não sei se volto. Já se falou disso, mas não sei. É bom estar a fazer bons jogos e faço-os com o objetivo de voltar. Mas sei que não será fácil. Neste momento, ainda não tenho espaço na equipa, mas o FC Porto está a observar-me, e espero tê-lo na próxima época. As boas exibições deixam-me mais perto disso.

2 - Prefere regressar para ser usado na equipa B ou continuar emprestado?

O que prefiro é jogar na primeira equipa do FC Porto, porque só assim fico perto de ser convocado para a seleção do Gana, que é um dos meus sonhos. Se for para ir para a equipa B, se calhar prefiro outro ano de empréstimo a uma equipa da primeira divisão. Este está a ser muito importante para mim. Estou a trabalhar arduamente e a crescer.

3 - Que tipo de feedback tem recebido durante este empréstimo por parte do FC Porto?

Não tenho tido feedback. Dão-me os parabéns quando faço bons golos, mas, além disso, ninguém fala comigo. Não sei o que estão a pensar sobre esta minha época, mas sei que têm bons planos para mim e por isso não é importante se falam comigo ou não. Estou concentrado no Rio Ave e na evolução da minha carreira.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: