sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VITÓRIAS “FAZEM RENDER A UM NÍVEL SUPERIOR”


Rui Gomes anteviu esta quinta-feira a deslocação ao terreno do Feirense (sábado, 16h00), a contar para a 18.ª jornada da Segunda Liga, e mostrou-se confiante no prolongamento da senda de bons resultados. Alertando para o facto de o adversário possuir “um dos plantéis mais fortes do campeonato”, o técnico garantiu uma equipa azul e branca “totalmente capacitada” para continuar a ganhar.

O FC Porto B atravessa o seu melhor momento da época. É mais fácil trabalhar assim?
A partir do momento em que começámos a inverter aquela que era a lógica dos nossos resultados iniciais, a disponibilidade e a vontade alteraram-se e a boa-disposição voltou. É mais fácil trabalhar assim, quando o ambiente é positivo. As vitórias ajudam a que tudo se torne mais natural. Penso que o facto de os jogadores estarem mais libertos e mais tranquilos os faz render a um nível superior. Isso repercute-se também na própria equipa, que está a evoluir e a crescer, acompanhando a evolução individual de cada um.

Que Feirense espera encontrar este sábado? Concorda com a ideia de que a classificação actual do adversário (17.º) não reflecte a mais-valia do seu plantel?
Sim, concordo. O Feirense tem um plantel de primeira divisão, praticamente. Todos os jogadores que o ano passado fizeram parte da equipa estão neste plantel e, portanto, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que o Feirense vale mais do que aquilo que a classificação traduz. Também não tenho dúvidas de que no final vão estar numa posição muito acima daquela em que estão agora. É um adversário com um grau de dificuldade muito elevado, creio que até é uma das equipas mais fortes deste campeonato. Está em crescendo, portanto esperamos um jogo extremamente complicado, num campo muito particular, de reduzidas dimensões, no qual a equipa adversária se sente muito confortável.

O FC Porto B tem vindo a apresentar um meio-campo diferente do habitual, nomeadamente sem a presença de Mikel. Foram essas alterações que facilitaram o aparecimento das vitórias?
Acho que não. Temos vindo a fazer pequenas alterações, em determinados momentos e em algumas posições, mas quero aqui lembrar que este ciclo de bons resultados começou ainda antes dessas alterações, com o Mikel em campo. Ganhámos ao Marítimo B e empatámos em Arouca com ele. Neste momento, o que se passa é que estamos a ganhar mais vezes, com um meio-campo diferente, mas as mudanças têm a ver com a gestão do próprio grupo e com as rotinas que se vão criando.

O facto deste próximo jogo ser fora de casa é uma vantagem para o FC Porto B? Isto é, teoricamente o adversário não se vai limitar a defender, como costumam fazer em Pedroso…
Há uns tempos atrás jogarmos fora seria, provavelmente, uma vantagem para nós: por um lado porque em casa sentíamos muitas dificuldades para ganhar e, por outro, porque fora nos sentíamos mais confortáveis a responder àquilo que o jogo pedia. Nesta altura, não sei se isto será bem assim: já somos capazes de assumir o jogo, tanto em casa como fora, até onde o adversário nos permite. Porém, jogar em campos de dimensões diferentes é um factor que por vezes condiciona o nosso jogo, tal como o factor público pode às vezes condicionar-nos.


in "fcp.pt"

Sem comentários: