sábado, 6 de julho de 2013

A diferenca entre gratidao e a ingratidao

Bruma e Atsu têm tido comportamentos diferentes
Este defeso tem tido dois casos relativamente semelhantes, que parecem vir a ter dois desfechos completamente diferentes: o caso Bruma e o caso Atsu.
Vamos por partes: Bruma tem despertado a cobiça de alguns clubes europeus de nomeada (apetite aguçado ainda mais após a excelente prestação no Mundial Sub-20), mas disse logo à partida que reconhecia tudo o que o Sporting havia feito por ele e, nesse sentido, estava disponível para renovar contrato com o clube de Alvalade, dando-lhe primazia na definição do seu futuro. A isto chama-se gratidão e lealdade. Algo que fica muito bem ao jovem atleta.
Ao invés, Christian Atsu, jogador ganês que ganhou alguma notoriedade no FC Porto, disse taxativamente que não renovava contrato com os azuis e brancos e que queria sair para a Permier League, forçando assim a transferência. Atsu deve-se ter esquecido que há dois anos ninguém sabia sequer o seu nome e que, no Rio Ave (clube que respeitamos imenso), iria passar despercebido aos clubes europeus. O FC Porto acreditou no atleta, trabalhou-o fazendo-o evoluir imenso e, além do já referido, proporcionou-lhe jogar nos melhores palcos e assim se dar a conhecer ao futebol europeu. Com este "esticar de corda" o jogador do FC Porto demonstrou ingratidão e deslealdade. Algo que fica muito mal a um atleta que deve muito aos dragões.
Nesse sentido, mais do que a comparação futebolística, apetece-nos fazer uma comparação de carácter: Bruma com uma postura intocável, apesar da sua tenra idade, e Atsu, uma verdadeira desilusão para o núcleo FC Porto.
Pinto da Costa não gosta muito destes comportamentos e parece-nos que Atsu vai andar a vegetar um ano inteiro (nem a equipa B deve representar). A estrutura portista costuma ser implacável com insolentes e o braço-de-ferro vai deixar algumas marcas no jogador. Em ano de mundial vai "sair do mapa" e, no final da próxima época, pode então rumar à Premier League mais desvalorizado que um jogador em fim de carreira.
A última palavra vai também para os empresários dos jogadores. De certeza que a maneira como os aconselham tem bastante influência nas suas tomadas de posição e, mesmo não sabendo o nome de nenhum deles, não é difícil perceber aquele que mais valorizamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto ao bruma parece-me que te estás a precipitar ...