sábado, 7 de março de 2015

À minha maneira



Sporting de Braga 0-1 FC Porto. "Abono de família" volta a ser decisivo. Golo de um catalão com sede de protagonismo garante difícil triunfo na capital minhota. Que corrida pelo título: dragão a um ponto do líder Benfica e a elevar responsabilidade do campeão.
Não há fome que não dê em fartura. Cristian Tello é a personificação do ditado popular, em prol dos objectivos de um FC Porto que terá ultrapassado, porventura, o teste mais difícil antes da deslocação à Luz, numa corrida pelo título de campeão que continua a ter tudo para estar em vigor até ao fim da Primeira Liga.

O dragão venceu o Sporting de Braga (0-1), na capital minhota, passando com uma espécie de difícil distinção num terreno onde apenas o Sporting havia conseguido triunfar, para o campeonato.

No epicentro da determinante sexta vitória consecutiva no campeonato, o catalão de gema que destruiu o leão, há menos de uma semana e cuja necessidade de protagonismo está a funcionar a favor da equipa de Julen Lopetegui. Teve nos pés as melhores ocasiões de golo dos azuis e brancos e assinou, com classe e objectividade, o golo que garante a aproximação ao líder Benfica.

Braga começa melhor. FC Porto termina por cima
Assim foi a primeira parte, com um conjunto arsenalista aguerrido, numa entrada em cena inesperada, para um dragão sempre ansioso por controlar a posse de bola.

A equipa de Sérgio Conceição chegou a "encostar" ligeiramente os azuis e brancos, nos primeiros 20'. Mas era uma questão de tempo. Brahimi e Tello andavam longe do centro do jogo mas, assim que Danilo e Alex Sandro perceberam que só municiando os virtuosos extremos o FC Porto iria conseguir extrair algo do jogo, tudo fluiu. Tello, com duas ocasiões clamorosas, aquecia os motores para o que se seguiria.

"Moltes gràcies", Tello"
Traduzindo a partir do catalão - porque nem só de latim vive este mundo: "Muito obrigado, Tello". 

O FC Porto bem pode agradecer a um dos jogadores que mais esclarecimento teve, numa segunda metade em que o dragão foi obrigado a remar contra um Sporting de Braga que percebeu, depois da primeira parte, que o melhor que iria conseguir da partida era mesmo o empate.

Essa esperança até poderá ter saído reforçada com a inesperada lesão de Jackson Martínez, aos 62'. Mas a solução de Lopetegui até acabou por ser certeira: Aboubakar entrou e assistiu de forma primorosa Tello para o golo solitário do desafio. 

O dragão recoloca-se, à condição, a um ponto do campeão nacional. Palavra, agora, ao Benfica, que joga domingo em Arouca.

in "rr.pt"

Sem comentários: