quinta-feira, 3 de março de 2011

O dragão de André tem pinta de especial

Com 40 jogos oficiais, bate registos de José Mourinho no clube. Villas Boas desafia números da última década portista. 

André Villas Boas não sente que é alguém de especial como treinador, mas a equipa do FC Porto vai bem lançada para oferecer outra ideia ao técnico. Em cima dos 40 jogos realizados na época, este dragão tem boa pinta, é forte concorrentes a ficar nos registos mais relevantes da história do clube e, observando a última década, já se colocou à frente da equipa que, à mesma altura da temporada, se destacava até agora como a melhor de todas.

Oito anos depois, o FC Porto de 2002/03, com assinatura de José Mourinho, perde para o dragão de Villas Boas, mais ganhador e menos derrotado após quatro dezenas de partidas oficiais. A diferença não é gritante mas já obriga a balança a inclinar-se para o lado do FC Porto de 2010/11, e ainda sobra uma margem considerável de jogos para realizar até o pano correr sobre a temporada.

A força dos números actualizados oferece, então, a Villas Boas a perspectiva de se recortar na história como o primeiro a fazer mais e melhor no acumulado de resultados ao serviço dos dragões. André e José ligam-se, até ver, pelo saldo de empates e golos marcados (4 e 91, respectivamente), mas o jovem treinador tem perfeitamente ao alcance a possibilidade de escapar ao mestre e ir mais além, pelo menos, na colheita de vitórias.

Quebrar barreiras

A barreira, em termos absolutos e sempre no plano comparativo da última década, está nos 41 triunfos e foi levantada, precisamente, com José Mourinho em 2002/2003. Jesualdo Ferreira esteve muito perto de ir tão acima, na época passada - 36 vitórias, um paradoxo, levando em conta o balanço final de 2009/10, principalmente o pormenor do 3.º lugar no campeonato -, mas foi... Mourinho quem mais ameaçou até agora a marca de há oito anos, com 38 triunfos celebrados em 2004/05.

Villas Boas lembra-se, com certeza, muito bem desse trajecto, que coincidiu com a entrada de André no universo do plantel principal dos portistas. Agora, ataca ele próprio a história com protagonista, e se a vida lhe sorrir no muito que ainda falta disputar esta temporada, pode até fazer melhor do que José Mourinho nos registos adversos das derrotas: para já, há três contra quatro favoráveis a dragão de 2010/11, e a barreira abosluta está em cinco desaires (2002/03 e 2004/05).


in "abola.pt"

Sem comentários: