quinta-feira, 3 de março de 2011

Três dragões na rota grega

O Panathinaikos prepara a próxima época e, de acordo com notícias que ontem circulavam na Grécia, tem três portistas debaixo de olho: Fucile, Mariano e Cristian Rodríguez, segundo o jornal "Exedra Sports" - que O JOGO reproduz - são os alvos prioritários de Jesualdo Ferreira para atacar a próxima temporada. O jornal escreve que o treinador terá sugerido esses nomes para o reforço do plantel e um ataque efectivo à hegemonia do Olympiacos, que está bem encaminhado para garantir mais um título esta época. O conhecimento dos jogadores em causa, com quem trabalhou no FC Porto, serve de garantia aos pedidos de Jesualdo Ferreira, que, apesar de algumas especulações sobre a continuidade, tem mais um ano de contrato.

Os três nomes são apontados com diferentes graus de probabilidade. O caso de Fucile, explica o jornal, será o mais difícil de concretizar. O "Exedra" lembra que o lateral uruguaio renovou recentemente o contrato com o FC Porto até 2014, com direito a cláusula de 30 milhões, o que, mesmo sendo um valor negociável, exigiria sempre um forte investimento. Fucile, que cresceu futebolisticamente com Jesualdo Ferreira, parece ser um desejo recorrente do treinador. Recorde-se que o lateral já tinha sido associado ao Málaga na altura em que o treinador português assumiu o comando da equipa espanhola. Valorizado pelo Mundial, onde foi um dos grandes destaques da selecção celeste, a polivalência de Fucile é tida como argumento apetecível para atrair propostas. De resto, e ainda que tenha renovado, o uruguaio continua a ser ciclicamente apontado a outros clubes, mantendo-se uma expectativa de negócio para o próximo defeso. No mercado de Inverno, Fucile chegou a ser dado como alvo do Liverpool, mas os ingleses foram apenas um dos muitos clubes (de Itália, Espanha e até da Alemanha) referidos. Após um início de época difícil, o lateral recuperou algum fôlego nas escolhas de Villas-Boas, ameaçando mesmo a titularidade de Sapunaru.

O interesse do Panathinaikos no também uruguaio Rodríguez surge enquadrado pelo jornal grego nas dificuldades que o extremo tem sentido para convencer o treinador portista, além de terminar contrato no próximo ano, o que permitiria ao FC Porto encaixar algum dinheiro. De resto, não é a primeira vez que Rodríguez aparece nos supostos planos do Panathinaikos, e em Janeiro chegou a noticiar-se também um alegado pedido de empréstimo feito por um clube inglês.
Mariano é o objectivo mais fácil de concretizar. Termina contrato no final da época e já sabe que não vai renovar. Esteve, aliás, próximo de regressar ao Racing Avellaneda. Na altura, escreveu-se que havia sondagens de clubes europeus e o Panathinaikos, conjugado com o facto de Jesualdo Ferreira nunca ter escondido a admiração pelo jogador, aparece agora como rota alternativa para um jogador que até ganhou uma medalha de ouro pela selecção argentina nos Jogos Olímpicos de... Atenas.

Só Fucile conseguiu furar nas escolhas de Villas-Boas

O FC Porto fez já 40 jogos oficiais e dos três jogadores ontem apontados como alvo do Panathinaikos estiveram longe de ser primeiras opções. Fucile tem recuperado algum terreno nesse domínio e ameaça mesmo a titularidade de Sapunaru; Rodríguez começou por ser aposta na Liga Europa, mas foi perdendo algum fôlego. Mariano, inscrito apenas em Janeiro, também não encontrou ainda grande margem de manobra para garantir rodagem. Os três eram opções quase intocáveis com Jesualdo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: