sexta-feira, 8 de abril de 2011

De mão-cheia para as meias


O FC Porto goleou o Spartak de Moscovo por 5-1 e tem praticamente garantido o apuramento para as meias-finais da Liga Europa. Pelo caminho, ainda conseguiu devolver Falcao ao seu lugar, na liderança da lista de melhores marcadores da competição com dez golos no total, três dos quais marcados ontem. Foi o colombiano a abrir e a fechar a contagem e também foi dele o quarto golo dos portistas, aquele que colocou um ponto final na resistência dos russos. E se uma mão-cheia de golos é coisa que não se vê todos os dias nesta fase das competições europeias - ainda que esta jornada tenha sido particularmente fértil em goleadas - a verdade é que o resultado só peca por escasso e podia facilmente ter chegado aos dois dígitos caso o FC Poro tivesse concretizado todas as oportunidades claras de que dispôs.

Houve o livre que Hulk disparou à barra e cuja recarga Fernando mandou para as nuvens; houve outra vez Hulk isolado por Belluschi a rematar ao lado; houve Varela a receber o passe de Guarín no coração da área e a errar o remate à meia-volta; houve Varela, outra vez, a falhar o desvio de cabeça a cruzamentos de Moutinho e Álvaro Pereira e houve até o próprio Falcao a falhar desvios de cabeça por milímetros. Tudo junto, mais do que o suficiente para o FC Porto ter conseguido ontem um resultado ainda mais dilatado que, em boa verdade, não mudaria muito a história do jogo. Uma história que, ontem, como em quase todos os jogos, se divide em duas partes, embora desta vez elas não correspondam às duas metades do jogo.

Houve, isso sim, um antes e um depois do primeiro golo. Antes disso, o Spartak chegou a parecer uma equipa ameaçadora, com o entendimento e a velocidade dos brasileiros Ibson, Alex e Welliton a ameaçar a tranquilidade da defesa portista. Foram precisos uns bons dez minutos para o FC Porto tomar definitivamente conta do jogo e um pouco mais de meia hora para começar a desatar o nó. Apesar disso, ainda antes de Falcao ter marcado o primeiro golo, já se tinha percebido que, se o Spartak podia ser uma equipa rápida, perigosa e flexível no ataque, era lenta, frágil e rígida na defesa. Um defeito que os portistas explorariam até à rendição incondicional dos russos que chegou a dois tempos. Houve um primeiro ponto e vírgula no jogo, quando Maicon marcou o 3-0, mas o golo quase acidental de Kirill Kombarov logo a seguir e as oportunidades desperdiçadas pelos portistas fizeram o Spartak acreditar que era possível chegar mais longe. Não era. O segundo golo de Falcao, tão definidor de um ponta-de-lança como o primeiro e o último, foi o golpe de misericórdia na equipa russa. Para a semana o FC Porto volta a Moscovo, mas, a menos que aconteça uma catástrofe que este Spartak não parece capaz de provocar, a próxima paragem na campanha europeia deverá mesmo ser o El Madrigal.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

De vitória em vitória, o FC Porto vai cumprindo na íntegra o seu destino que é VENCER.

Depois de dois títulos já garantidos (Supertaça e Campeonato nacional) os Dragões lutam ainda em duas frentes (Liga Europa e Taça de Portugal).

Também nestas, a ambição continua intacta, apesar da desvantagem na TP.

O FC Porto deu ontem um passo decisivo para a passagem às meias-finais da LE, com mais uma vitória justa e contundente.

Apesar de uma entrada no jogo um pouco displicente que nos podia custar caro, a equipa, logo que se conseguiu soltar do espartilho russo, partiu para uma exibição segura e intensa, coroada com belos golos.

Falcao foi um dos heróis da noite ao apontar três dos cinco golos portistas. Mas quase todos estiveram em bom plano, ultrapassada que foi a primeira meia hora de desconcentração, precipitação e desacerto quase geral.

Bom, depois foi o bom e o bonito. Equipa dinâmica, esclarecida, demolidora e imaginativa. Os golos acabaram por ser a sequência lógica do melhor futebol ofensivo então praticado. Se o acerto no capítulo do remate fosse completo o resultado poderia ter sido por números escandalosos.

Com esta gorda vitória, a viagem a Moscovo ficou mais desanuviada. Mas teremos de ser competentes para garantir mais uma vitória para continuar a cumprir o nosso destino.

Um abraço