sexta-feira, 8 de abril de 2011

FC Porto 5 - Spartak 1 (Declarações)

Falcao

"Vou recordar para sempre"

Com um sorriso tímido, mas significativo, Falcao não escondeu uma felicidade do tamanho do mundo pelo que tinha feito contra os russos do Spartak de Moscovo. "Vou recordar esta noite para sempre, em especial pelo rendimento da equipa no tempo todo", começou por atirar o ponta-de-lança do FC Porto, enaltecendo o comportamento cem por cento profissional de todo o grupo: "Apesar da conquista do título no domingo, não nos desviámos do objectivo de lutar por todas as competições e de procurar chegar à final desta prova europeia".
Um resultado tão dilatado poderá motivar uma natural euforia por parte dos adeptos portistas. Falcao apelou à serenidade: "Saiu-nos tudo muito bem, mas não está decidido. O Spartak é uma equipa muito perigosa, vamos continuar com a mesma disposição e estamos mentalizados de que ainda faltam 90 minutos".
A cobiça de grandes clubes europeus mereceu uma reacção rápida: "Já tenho a motivação de estar na Europa e de jogar numa grande equipa".


Varela:"Um grande jogo"


Autor do segundo golo de uma noite memorável, Varela foi moderado na análise da goleada sobre o Spartak. "Conseguimos um excelente resultado e fizemos um grande jogo contra um adversário que sabe o que faz e joga bem a bola", afirmou, considerando que a eliminatória não está resolvida: "Não, vamos pensar no próximo jogo do campeonato e depois ver o que há a fazer na segunda mão". O extremo contou que "ao intervalo foram feitas correcções importantes" por parte de André Villas-Boas e os efeitos foram notórios: "Entrámos na segunda parte com mais vontade e querer". Em Moscovo, "o campo é duro, a bola salta muito, o que dificulta um pouco", perspectivou.


Maicon:"Nada está decidido"


De regresso à titularidade, e logo com o nome inscrito na ficha dos marcadores, Maicon foi uma das estrelas da noite. Ainda assim, no rescaldo da goleada, o central portista optou por colocar um entrave à euforia. "Não está nada decidido. Da mesma forma que nós marcámos cinco golos aqui, eles podem fazer o mesmo lá", avisou. "O futebol tem destas surpresas", continuou, no mesmo registo cauteloso para a segunda mão. O central brasileiro garante, portanto, que a equipa não está já a pensar nas meias-finais - nem no Villarreal, que também goleou pelos mesmos números -, mas apenas "na segunda mão da eliminatória" com o Spartak. "Temos de pensar jogo a jogo", concluiu.

Guarín ficou encantado com a goleada

Guarín considerou os 5-1 um "resultado fantástico" que dá motivação "para o jogo de Moscovo". Porém, lembrou que é preciso "jogar para chegar às meias-finais". O médio considerou que todas as equipas em prova são fortes "mas há algumas que se destacam pela qualidade do futebol", esperando que "a final seja nossa que é para isso que aqui estamos", frisou, embora não tenha aconselhado os adeptos a reservarem já viagem para Dublin. "Aqui pensa-se dia-a-dia". Conquistado o título nacional, o colombiano diz que ainda há motivação. "Temos objectivos: queremos ficar invictos. Já estamos na história, mas podemos ficar nela de uma forma muito mais forte", referiu.

Helton ainda desconfia...

Quatro golos de diferença não chegam para relaxar. Quem avisa é Helton, que gostou do resultado, mas prefere ir com calma no anúncio de uma passagem às meias-finais. "Temos de manter os pés no chão, porque às vezes o futebol é traiçoeiro. Se estivermos muito relaxados ou dispersos do jogo, tudo se pode complicar. Mas este grupo está de parabéns, porque somos todos humildes". Depois, falou da aposta com o "amigo" Ibson. "Todas as vezes que ele vem aqui, ele tem que me pagar o jantar. É um grande amigo, mas lá dentro somos todos profissionais", explicou.

Fucile

"Somos grandes"

Fucile ainda não deu a vitória na eliminatória como garantida, apesar da vantagem confortável que os portistas alcançaram ontem, mas não deixou de fazer a antevisão do que se seguirá. "Villarreal? Seria uma eliminatória bastante complicada, mas para eles também. Nós somos o Porto, somos grandes na Europa, e as outras equipas também estão preocupadas connosco. Mas esta eliminatória ainda não está decidida", explicou o lateral, antes de falar do jogo na Rússia. "Nem que fossem 10 golos de vantagem. Não nos podemos dar ao luxo de ir para lá tranquilos. Temos que ir com a mesma atitude", concluiu.

in "ojogo.pt"









1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/