sexta-feira, 8 de abril de 2011

Seis anos depois da estreia, Moutinho conquista o seu primeiro título

Passaram exactamente nove meses desde que foi oficializado o acordo entre Sporting e FC Porto para a transferência de João Moutinho. Uma troca que abalou o futebol nacional e mudou a vida do jovem médio. "Foi uma decisão acertada", considerou no domingo, após a vitória dos "dragões" sobre o Benfica (2-1) que valeu à equipa de André Villas-Boas a conquista do campeonato a cinco jornadas do fim da competição. Aos 24 anos, o médio nascido em Portimão acaba de se sagrar campeão nacional pela primeira vez na sua carreira.

"Escolhi o FC Porto por isto: títulos", confessou João Moutinho em Agosto passado, após vencer a Supertaça frente aos "encarnados". "Quis dar um novo rumo à minha carreira e o Sporting concordou com a transferência", acrescentou então o médio, um mês depois de o FC Porto ter pago 11 milhões de euros para além de ceder o defesa Nuno André Coelho à formação de Alvalade.

Depois de ter sido capitão de equipa e um símbolo da formação do Sporting, onde chegou com 13 anos, Moutinho passou a ser persona non grata em Alvalade - como se viu em Novembro quando os "dragões" visitaram o Sporting. A adaptação ao FC Porto foi rápida e tranquila. "Sempre que estiver bem, será titular", dizia André Villas-Boas aquando da chegada do médio. "Parece impossível acreditar, mas ele está aqui connosco", acrescentou o técnico sobre aquela que considerou a "transferência-surpresa" do Verão.

João Moutinho retribuiu em campo as palavras do treinador. Chegou ao duelo na Luz como o jogador com mais partidas disputadas na presente temporada e é o quarto mais utilizado de Villas-Boas no campeonato, apenas atrás de Helton, Rolando e Hulk. A fiabilidade que já lhe era reconhecida no Sporting - onde atingiu recordes de jogos consecutivos - teve continuidade no FC Porto. Em 25 jornadas, foi titular 23 vezes. Falhou o jogo em casa com o Portimonense e foi suplente utilizado na recepção à Académica. Frente ao Benfica, mostra a estatística oficial da Liga, foi o jogador do FC Porto com mais passes concretizados (44) e uma taxa de 81 por cento de acerto no passe, a mais alta entre os "dragões".

"É o tipo de jogador que todos os treinadores gostariam de ter, pela sua regularidade durante a época. É uma grande qualidade que ele tem, porque é difícil evitar os altos e baixos do futebol. Mas ele raramente se lesiona", destacou ao PÚBLICO o defesa André Marques, emprestado pelo Sporting ao Beira-Mar e que coincidiu com o médio algarvio nos "leões".

"É um jogador fora do normal, pela regularidade, competência e qualidade. À semelhança do Fernando, não se dá por eles mas estão no sítio certo à hora certa. Fazem com que os da frente tenham bola mais vezes", acrescentou André Marques, que considerou "merecido" o facto de Moutinho ter obtido o primeiro título de campeão. "É meu amigo e uma excelente pessoa. Tem qualidade para jogar em qualquer clube", concluiu o defesa.

Moutinho é como um trabalhador de bastidores, cuja acção não dá nas vistas mas é de extrema utilidade - no FC Porto como na selecção. Mais de seis anos depois de se ter estreado na Liga, conquistou o primeiro título de campeão. Aquilo que procurava e por que decidiu deixar o Sporting.


in "publico.pt"

Sem comentários: