domingo, 3 de abril de 2011

Em milhões de euros o título está entregue

Há coincidências do arco-da-velha ou, pelo contrário, pura e simplesmente não existem coincidências? No caso vertente, a resposta não é fácil, isto porque O JOGO, com base em pareceres de especialistas de mercado, conclui que a diferença pontual entre Benfica e FC Porto corresponde exactamente à diferença de valor, em milhões de euros, entre os dois plantéis.

Se fizermos corresponder os 131 milhões que valem os 11 jogadores titulares do FC Porto aos 68 pontos conquistados até agora, então os 105 milhões que valem os 11 encarnados traduzem-se igualmente nos pontos que estes conseguiram conquistar: 55. Por outra perspectiva, 1,9 milhões é quanto custa cada ponto ganho pelo FC Porto, precisamente o mesmo "preço" dos pontos benfiquistas. É uma regra de três simples... que bate certo. Uma e outra coisa têm relação directa, uma vez que os atletas portistas ser terão valorizado mais neste campeonato do que os benfiquistas. E, no encontro de hoje, pode acentuar-se ainda mais a diferença.

Segundo os três agentes FIFA consultados por O JOGO, numa informação cruzada com um conhecido sítio internacional de mercado na internet, o plantel azul e branco é indiscutivelmente mais valioso do que o encarnado, com jogadores mais caros em quase todas as posições.

Na baliza, Helton é neste momento mais valioso do que Roberto (e, portanto, vendável por mais dinheiro), assim como Rolando o é em relação a Luisão, e Otamendi comparativamente a Sidnei. As excepções não são muitas, merecendo realce Fábio Coentrão - apesar da inegável valia de Álvaro Pereira -, o mais "caro" de todos os titulares benfiquistas nesta partida. Pode nem sempre ser verdade, mas desta vez é caso para dizer: o dinheiro é como o algodão, não engana.

Visto o clássico por este ângulo, os dragões sobem ao relvado da Luz já coroados num detalhe: o financeiro. Que também pode vir a ter imediata correspondência imediata quanto ao título de campeão caso os portistas batam as águias. Se o dinheiro que vale cada atleta corresponde exactamente à sua qualidade individual e se esta, por sua vez, se traduz em pontos globais para a equipa, então é com naturalidade que, com quatro jornadas ainda por disputar, os mais valiosos (melhores?) festejem já hoje o ceptro. Uma teoria que os encarnados vão tentar contrariar. E nesta circunstância, Jesus, privilegiando aspectos motivacionais, até pode ousar dizer para os seus que o mercado é como o fair play: uma treta.

Hulk

Conseguiu manter a fasquia nos 30 milhões

Em Setembro de 2009, ou seja, há cerca de ano e meio, um trabalho efectuado por O JOGO indicava que Hulk possuía um valor de mercado de 30,2 milhões de euros. Quase o mesmo de agora, portanto, o que significa que o portista conseguiu manter o seu valor intacto. Prova de regularidade e de confiança para quem quiser investir. "Com a força, a velocidade e a capacidade de finalização que tem, poderá tornar-se num dos melhores em Inglaterra", opina Marcelo Cipriano, coincidindo com o pensar de Amaro Valente: "A Premier League é o campeonato ideal para ele, porque é um futebol que deixa espaço aos avançados. Tem sido o que mais decide os jogos aqui e pode vir a fazê-lo em Inglaterra."

O clássico de amanhã

Mudam-se os tempos; os clássicos não. Hoje há um, amanhã há outro. Não amanhã, segunda-feira, mas num amanhã próximo, com protagonistas novos, mas com a mesma intensidade. À distância, Iturbe e Kelvin, figuras que se anunciam do lado do FC Porto nesses clássicos futuros, começam a tomar o pulso ao que os espera. Os dois têm jogo hoje, pelo Cerro Porteño e pelo Paraná, respectivamente, mas, segundo confessaram a O JOGO, vão tratar de espreitar pela internet a rivalidade que agita Portugal. É um começo de aprendizagem. David Simão, esse, conhece-a de cor, ou não fosse ele um produto das escolas do Benfica a fazer escala em Paços de Ferreira para voltar à Luz. À hora do jogo, ou pouco mais do que isso, estará nas nuvens, a caminho da Madeira. Ainda vai dar para ver quase tudo no aeroporto, antes de ganhar asas para ser ele próprio protagonista de um jogo assim.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: