domingo, 3 de abril de 2011

Fucile ultrapassa pela direita

A decisão está tomada: Fucile será o lateral-direito do FC Porto no clássico, apesar de todas os indicadores sugerirem outra aposta. Sapunaru foi titular nos dois confrontos em que os portistas ganharam ao arqui-rival e Fucile esteve na derrota; além disso, o romeno foi poupado na partida com a Académica, o que, numa lógica de rotatividade que tem sido seguida pelo técnico, apontava para o regresso à Luz na condição de titular de um dos principais intervenientes no caso do túnel.

Sendo assim, será Fucile o grande responsável por tentar travar Fábio Coentrão, um dos jogadores do Benfica em melhor forma e que até marcou no Dragão, no início do ano.

Sapunaru é uma das novidades na lista de convocados de Villas-Boas, juntamente com Otamendi, mas o central terá entrada directa no onze, relegando Maicon para a condição de suplente. O internacional argentino vai assim estrear-se em jogos contra o Benfica. Rolando e Álvaro Pereira completam a defesa.

No Porto, ficaram Mariano e Sereno, que estiveram na ficha do jogo com a Académica, mas também Souza, Walter e Kieszek; além do lesionado Rafa, naturalmente. Em todo o caso, não será de estranhar se estes elementos estiveram esta noite nas bancadas da Luz. Afinal, se o FC Porto confirmar o título também eles terão direito a dar a volta olímpica de consagração.

Guarín ganhou aos pontos lugar no meio-campo

João Moutinho, sem surpresa, vai regressar ao onze do FC Porto depois de ter começado no banco com a Académica, sector onde se mantêm Guarín e Fernando. Ou seja, Belluschi terá de se sentar no banco de suplentes.
Uma das dúvidas para o clássico prendia-se com o terceiro elemento do miolo, já que parecia consensual que Fernando e Moutinho tinham lugar garantido. Belluschi foi sempre titular no campeonato, mas Guarín está a atravessar um excelente momento de forma e Villas-Boas vai procurar explorar o poder de fogo do colombiano e a sua maior capacidade física para a luta com os médios do adversário,
O técnico portista só não deve mexer no ataque da equipa, tendo como comparação a última partida oficial, com a Académica. Ou seja, Falcao, Hulk e Varela são os eleitos para procurar derrubar a segunda defesa menos batida do campeonato. A primeira, de longe, é pertença do FC Porto, com oito golos encaixados, contra 21 dos encarnados.

Belluschi cinquentenário se sair do banco

Pela primeira vez em jogos do campeonato, Villas-Boas vai sentar Belluschi no banco de suplentes. O argentino está a um jogo de atingir os 50 na Liga portuguesa e poderá atingir essa marca no Estádio da Luz, mas terá de esperar pelas decisões que o técnico vai tomar ao longo da partida para saber se carimba já esse feito. Praticamente certo é que não o fará na condição de titular, que assumiu nos 22 jogos anteriores em que participou. O médio só não esteve nas vitórias sobre o Leiria (não saiu do banco) e o Rio Ave (por castigo). Nos 49 encontros - 3695 minutos - em que vestiu a camisola 7 dos portistas, Belluschi apontou cinco golos, um dos quais ao adversário desta noite, o Benfica, no triunfo por 3-1 da época passada.

Sapunaru perdeu 3,5 quilos

Sapunaru foi dos internacionais que o FC Porto cedeu às selecções, tendo ficado de fora do primeiro jogo, com a Bósnia-Herzegovina, devido a uma enterocolite, uma infecção que lhe provocou vómitos e diarreia e a perda de 3,5 quilos. Ainda assim, o lateral permaneceu em estágio e até viria a jogar com o Luxemburgo, três dias depois. Ou seja, clinicamente Sapunaru está operacional e até era previsível que fosse titular na Luz, mas Villas-Boas terá considerado que Fucile está em melhores condições.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

O dia que todos esperávamos chegou.
O dia em que podemos festejar o título na casa, onde nos túneis se condicionou o desfecho do campeonato da época transacta, tendo sido o FC Porto fortemente prejudicado com os castigos que vieram a demonstrar-se desmesurados e gravosos para a equipa e para Hulk e Sapunaru.

Sem tornar a conquista do 25º. título na Luz uma obsessão, nós portistas no fundo desejamos imenso essa conquista.

Para tal contamos com uma atitude guerreira dos nossos jogadores, para que possamos celebrar na Luz o título de campeões nacionais. Concretizar o ambicionado resgate!

O Benfica pela voz do seu treinador disse que farão de tudo para que não nos sagremos campeões no seu estádio. Os dirigentes e forças de autoridade também nos bastidores já fizeram de tudo, impedindo as nossas claques de levar estardartes, e outros adereços que dariam um colorido à festa que é o futebol.
Para eles é uma questão de honra vencer, para nós uma questão de brio, face aos acontecimentos da época passada.

Vai ser portanto um jogo disputado, espero com lealdade, com uma boa arbitragem e sem quezílias entre adeptos.

Logo espero mais uma noite de glória para o nosso FC Porto, e caso não suceda, conquistaremos o campeonato numa próxima jornada, sem dramas.

Abraço e bom domingo

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/