domingo, 3 de abril de 2011

PORTO CAMPEÃO: Villas-Boas garante feito com 71 anos

Mihaly Siska foi bicampeão com vitória frente ao Benfica em Lisboa


O F.C. Porto repetiu uma façanha com 71 anos. Os dragões foram campeões no reduto do Benfica, tal como aconteceu com a equipa de Mihaly Siska em 1939/40.

O Benfica desperdiçou idêntica oportunidade na época passada, saindo derrotado no Dragão (3-1). Neste fim-de-semana, os encarnados precisavam apenas de um empate para evitar a festa azul e branca.

André Villas-Boas afastou a euforia, contorna a questão mas partiu para o clássico com uma marca inolvidável ao seu alcance. O F.C. Porto só conquistou um título em casa do Benfica, na remota temporada de 1939/40.

Mihaly Siska, figura emblemática da história dos dragões, conduziu a equipa à conquista do bicampeonato. A vitória no Estádio das Amoreiras, em Lisboa (2-3), foi decisiva. Disputava-se a última jornada do campeonato nacional e o F.C. Porto terminou a prova com dois pontos de vantagem sobre o Sporting.

Três exemplos matemáticos

Olhando para os números, restam poucas histórias de confrontos decisivos entre Benfica e F.C. Porto. Sobram algumas oportunidades falhadas, com o orgulho a empurrar os perseguidores para resultados que impeçam consagrações alheias em casa.

Em concreto, com a regra matemática na equação, encontram-se três exemplos de clássicos que valeram títulos.

O Benfica deu o mote na temporada 1936/37, goleando o F.C. Porto na última ronda do campeonato, por 6-0. Os encarnados ganharam o título ao Belenenses, por um ponto, e viriam a conquistar, na época seguinte, o tricampeonato. Os dragões terminaram na quarta posição, atrás do Sporting, numa prova com oito equipas.

Na época seguinte, os encarnados chegaram então ao tri, apesar da igualdade pontual com a formação portista na tabela classificativa. O confronto directo resolveu a questão a favor do Benfica.

Duas marcas de Siska

Em 1938, Mihaly Siska começa a escrever o seu nome na história do F.C. Porto, como treinador. Antigo guarda-redes, um dos melhores naquela época, o húngaro conduziu os dragões ao título nacional, garantido na última jornada, frente ao Benfica.

Segundo as crónicas disponíveis, o clube azul e branco escolheu o Campo da Constituição como palco e festejou com um empate a três golos (3-3), na última jornada, garantindo um ponto de vantagem sobre o Sporting. Os encarnados viram um tento anulado nos últimos minutos.

Mihaly Siska, mais tarde Miguel Siska (aportuguesou o seu nome e por cá ficou, apaixonado pelo país, enterrado na Invicta após um cancro nos pulmões que o vitimou aos 41 anos), festejou com a mesma idade que o actual pretendente ao título: 33 anos, tantos como André Villas-Boas.

Em 1939/40, então, o único troféu conquistado em casa do adversário, na história dos clássicos entre Benfica e F.C. Porto. Os dragões venceram nas Amoreiras (2-3), numa competição alargada repentinamente para dez equipas, e terminaram à frente do Sporting. 34 pontos contra 32.

Pinga e croatas goleadores

O madeirense Artur de Sousa, conhecido com Pinga, era a grande figura da equipa portista, a par de dois jogadores croatas com veia goleadora. Slavkoo Kordnya, aliás, terminou a competição com os mesmos 29 tentos que Peyroteo (Sporting). Franjo Petrak, por seu turno, balançou as redes por 16 vezes. 

De então para cá, nada. Benfica e F.C. Porto não mais festejaram em clássicos. Até este domingo. André Villas-Boas escreveu mais uma página histórica.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: