segunda-feira, 11 de abril de 2011

F.C. Porto: três golos de Maicon para pagar dois pecados

Jovem central brasileiro atravessa a melhor fase da sua vida


Maicon atravessa o melhor momento da sua vida e acumula três jogos consecutivos a marcar, como titular. Pelo meio, foi suplente utilizado no Estádio da Luz, festejando com exuberância o título de campeão nacional. Para trás, ficam dois pecados que mancharam a sua imagem promissora.


André Villas-Boas apostou no defesa brasileiro desde a primeira hora, enquanto Otamendi conhecia os cantos à nova casa. Com o decorrer da temporada, os dois jogadores foram alternando no onze, deixando Rolando como o único central indiscutível.

Nas últimas três semanas, Maicon apontou igual número de golos e apagou a memória de erros que irritaram os adeptos portistas. O central de 22 anos foi expulso em Alvalade, após lance com Liedson, e deixou Fábio Coentrão fugir no Estádio do Dragão, no primeiro golo do Benfica nesse clássico da Taça de Portugal (0-2).

«Errei mas vou rectificar»

«Ele disse-me logo: pai, eu errei mas prometo que vou rectificar. O Maicon é um jovem, está a crescer e ainda vai crescer muito mais. Está a marcar golos, a ajudar a garantir vitórias e, para além disso, vai ser pai pela primeira vez, no final do mês. É o melhor fase da sua vida, até agora», relata, orgulhoso, o pai do jogador.

Em conversa com o Maisfutebol, Maurides Roque descreve o orgulho de Barretos, pequena localidade no interior do Estado de São Paulo: «São 14 mil habitantes e torcem todos pelo meu filho. Quando o Porto joga, você nem imagina, tenho sempre a casa cheia. É uma euforia tremenda.»

«O Maicon está a atravessar um belo momento, está muito feliz pelo nascimento da sua filha, que se vai chamar Maria Luísa. Queria ser campeão português e foi, ainda por cima no Estádio da Luz, deu-lhe um gozo imenso. Estão invictos e ele ainda anda a fazer golos de vitória, é incrível isto», acrescenta o pai do central, babado.

Os golos e o sonho da selecção

O F.C. Porto pagou 1 milhão e 100 mil euros pelo jogador de 22 anos, em 2009. No ano seguinte, em negociação com o Cruzeiro de Belo Horizonte, garantiu a outra metade do passe de Maicon, por troca directa com a totalidade dos direitos de Ernesto Farías.

Com a saída de Bruno Alves, Maicon avançou para a segunda temporada com ambições renovadas. Titular no arranque, recolheu elogios antes de duas expulsões comprometedoras. Na Turquia, perante o Besiktas, os dragões venceram mesmo em inferioridade numérica (1-3). Em Alvalade, registaram um dos dois empates na Liga.

André Villas-Boas nunca criticou o jogador, manteve a aposta com regularidade (utilizado em 33 jogos) e este vem respondendo com golos. Marcou a Académica, Spartak de Moscovo e Portimonense, nos últimos três jogos como titular.

«Temos de agradecer a confiança do treinador nele. Fico arrepiado quando ouço os adeptos do Porto cantar o nome do Maicon. Ele vai continuar a lutar para ser titular.»

«O meu sonho é ver o Maicon com a camisola da selecção do Brasil, no Mundial de 2014. Se não o chamarem, já lhe disse: se tiver o passaporte português e for convidado, como aconteceu com Deco, Pepe ou Liedson, pense em jogar na selecção de Portugal», remata Maurides Roque, em jeito de revelação, no final da conversa com o Maisfutebol.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: