sábado, 14 de maio de 2011

Basquetebol: Entrada imperial do dragão

O primeiro jogo da final do play-off (à melhor de sete) terminou com uma vitória categórica do FC Porto sobre o Benfica, por 95-69, que assim abriu o duelo de rivais a vencer (1-0), o que não tinha conseguido no ano passado, época em que, de resto, foram os encarnados a entrar na final com uma vantagem de 2-0, mas beneficiando do factor casa conferido pela liderança na fase regular, a qual este ano pertenceu aos dragões.
Ontem, o desfecho a favor dos dragões começou a adivinhar-se mesmo antes do intervalo e muito graças a um excelente trabalho defensivo, que é já uma imagem de marca da equipa de Moncho López.
Sem contestação, e até merecendo palavras elogiosas por parte do treinador benfiquista Henrique Vieira e do capitão Sérgio Ramos, a eficácia do jogo portista desarmou um adversário incapaz de suster a circulação de bola dos dragões.
Debaixo do cesto os anfitriões estiveram mais fortes, Terrell, Stempin e Andrade foram um trio implacável nos ressaltos e a confiança do colectivo cresceu ao ponto de um maior acerto no jogo exterior especialmente no terceiro período.
A superioridade do FC Porto em todos os aspectos do jogo - menos certeiros na linha dos lances livres nos dois últimos períodos - levou o Benfica a tremer na hora de lançar.
A vantagem portista construída bem cedo era de 16 pontos à entrada do último período, altura em que a equipa de Moncho López conseguiu um parcial de 11-0, chegando à vantagem máxima de 30 pontos (87-57).
A partir daqui, a pensar no segundo encontro da final (amanhã, às 16h05), também no Dragão Caixa, os dois treinadores, Moncho López e Henrique Vieira, e provavelmente por motivos diferentes, optaram por rodar a equipa, utilizando jogadores com menos minutos.

Figura
Gregory Stempin | Mais um duplo-duplo

Gregory Stempin voltou a ser mais uma vez uma peça fundamental na vitória do FC Porto. O extremo-poste foi eficaz na luta das tabelas e nos lançamentos ao cesto, sobretudo no segundo período, ao somar 14 pontos, o que se reflectiu em mais um duplo-duplo (23 pontos e 11 ressaltos) e no título de jogador mais valioso no primeiro jogo da final do play-off.

FC Porto 95 | Benfica 69
Dragão Caixa
1º árbitro Fernando Rocha 2º árbitro Sérgio Silva 3º árbitro Paulo Marques

Julian Terrell 16
Sean Ogirri 14
Gregory Stempin 23
Nuno Marçal 8
Carlos Andrade 13
Diogo Correia 2
João Soares 2
Pedro Catarino 2
Miguel Miranda 9
David Gomes -
José Costa 3
João Santos 3

Treinador Moncho López

6 Heshimu Evans
12 Sérgio Ramos
4 Miguel Minhava
9 Ben Reed
4 Elvis Évora
5 António Tavares
3 Diogo Carreira
2 Rodrigo Mascarenhas
13 Gregory Jenkins
11 Marquin Chandler
nj João Ferreirinho

Treinador Henrique Vieira

Declarações

Moncho López, treinador do FC Porto
"Mostrámos uma grande atitude"

"Não estava à espera desta diferença. Bem-vinda seja. Mostrámos uma grande atitude", começou por dizer Moncho López, admitindo que "é bonito ganhar assim". No entanto, o técnico deixou o aviso: "Não ganhamos o campeonato com pontos, mas sim com vitórias e estamos bastante satisfeitos, porque estamos em vantagem".

Henrique Vieira, treinador do Benfica
"Há que dar os parabéns ao FC Porto"

Henrique Vieira começou por elogiar o adversário. "Há que dar os parabéns ao FC Porto, ganhou muito bem, até porque não tem culpa dos nossos erros. Fomos demasiado soltos em algumas áreas de jogo". A seguir lembrou: "Se queremos ser campeões temos que corrigir os erros e demonstrar carácter, como fizemos no passado recente".
"É a primeira de quatro vitórias. O resultado alargado vale o que vale, ou seja, uma vitória. Domingo (amanhã) começa tudo a zero e temos que voltar a ganhar, mantendo o ritmo elevado"
Nuno Marçal, jogador FC Porto
"Jogámos mal, temos que reagir. Não fomos agressivos na defesa e a bola no ataque não circulou como estávamos à espera. O FC Porto jogou melhor e mereceu a vitória. Agora temos que pensar já no segundo jogo e vencê-lo"
Sérgio Ramos, jogador Benfica

in "ojogo.pt"

Sem comentários: