sábado, 14 de maio de 2011

Christian Atsu: a pérola do Gana que pode ser «o novo Hulk»

Jovem ganês convocado pela primeira vez para a equipa principal. Wakaso está no Portimonense, conhece-o bem e compara-o ao «Incrível». «Pode brilhar em breve», garante.


Que Christian Atsu era um dos jogadores mais promissores do plantel júnior do F.C. Porto não haviam muitas dúvidas. A recente chamada à equipa principal dos dragões só vem, por isso, confirmar o inevitável: há muita esperança nesta pérola africana.

Grande parte dos adeptos portistas não conhecerá este jovem de 19 anos, que actua como extremo e foi um dos melhores do último campeonato da categoria, que os dragões venceram. Por isso, o Maisfutebol foi conversar com quem o conhece bem, para perceber um pouco mais sobre o potencial deste ganês. Alhassan Wakaso, médio do Portimonense, foi colega de Christian no Cheetah FC, o clube do Gana que o catapultou para o F.C. Porto.

«Somos amigos, mas isso não me impede de ver que tem um grande talento e tem boas hipóteses de brilhar no F.C. Porto. É um jogador que trabalha muito. Aliás, essa é uma característica comum a todos os jogadores africanos. São jogadores que dão tudo em campo e nos treinos. Os africanos sabem que se querem brilhar nos grandes clubes têm que trabalhar muito», afirma Wakaso, ao nosso jornal.

Cinco meses para convencer os dragões

Os dois jogadores têm 19 anos e chegaram a Portugal na temporada passada. No entanto, se Wakaso arrumou as malas em Portimão, Christian Atsu ficou mais a norte, na equipa de juniores portista. Inicialmente chegou por um período de empréstimo de cinco meses, mas as boas prestações convenceram os portistas a alargar a estadia de Christian no núcleo azul e branco por mais uma temporada. Este foi o ano da confirmação no grupo. Resta-lhe, agora, conseguir chegar à equipa principal.

«Acredito que ele pode impor-se no plantel do F.C. Porto nos próximos anos. Em Portugal não há muitos jogadores com 18, 19 anos a jogar ao mais alto nível. É preciso dar-lhes confiança. Com o Christian é igual. Se lhe derem confiança ele consegue mostrar qualidades. São precisas é oportunidades», afirma Wakaso. 

A política do F.C. Porto, normalmente, contempla um período de empréstimo antes da afirmação no seio do grupo. Se Christian for uma aposta para valer dos dragões, é provável que siga o mesmo exemplo. Wakaso não vê problema: «Até era bom. Tenho a certeza que se fosse emprestado seria chamado de volta passado pouco tempo. Ele é muito bom, acreditem. Pode dar muitas alegrias aos adeptos do F.C. Porto.»

Para já, se jogar na Madeira, Christian Atsu pode inscrever o seu nome na lista de campeões nacionais. A bola está, portanto, do lado de André Villas-Boas. E numa convocatória que não contempla Hulk, Christian pode sobressair, pois Wakaso garante que têm semelhanças. «Pode vir a ser o novo Hulk no F.C. Porto», atirou. Se assim for, o clube e os adeptos, certamente, já ficariam satisfeitos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: