sábado, 14 de maio de 2011

Laurentino Dias, Ricardo Costa e as "palhaçadas" de Jacinto Paixão

Pinto da Costa foi a Vila Real festejar o terceiro aniversário da Casa do FC Porto local e não deixou de comentar a actualidade - da indemnização que os portistas exigem à Liga (7,9 milhões de euros) por prejuízos resultantes das decisões nos casos do túnel da Luz e do Apito Dourado, ao pedido de "condenação em litigância de má-fé" que a anterior Comissão Disciplinar, presidida por Ricardo Costa, defenderá devido à acção apresentada pelos dragões no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto. "Isso é um assunto que não vou comentar porque está entregue ao departamento jurídico. A acção já avançou e, por isso, não vou falar. Serão os tribunais a decidir", disse, a propósito da indemnização pedida à Liga, criticando depois o antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. "Só quem não tenha a mínima noção do que é o futebol pode dizer que o afastamento do Hulk durante três meses não afectou o rendimento da equipa. Basta ver que, desde que ele voltou, e são muitos jogos, não voltámos a perder no campeonato. Dizer que o afastamento dele não teve influência é tapar o sol com uma peneira", atirou. O que Pinto da Costa não quis comentar foi o vídeo colocado no "Youtube" pelo ex-árbitro Jacinto Paixão em que este dizia ter sido corrompido pelo FC Porto. "Não vou comentar essas palhaçadas. Vim aqui para conviver. Nunca falei dessas coisas porque confio nos tribunais. Claro que não é coincidência isso aparecer agora, mas não percebo nada de vídeos", salientou.

Pinto da Costa reagiu ainda ao facto de Laurentino Dias ter dito que ninguém lhe pode levar a mal por apoiar o Braga na final da Liga Europa. "A ele não levo nada a mal", atirou, criticando-o por defender o Jamor como palco da final da Taça de Portugal. "Ele disse que tinha condições, mas hoje houve lá uma reunião e as pessoas saíram assustadas. Se está bom, como o secretário de Estado diz, por que não move influências para que a Selecção jogue lá? Explique. Se calhar é por ser de Braga e quer que joguem em Fafe", ironizou. Laurentino Dias também disse que não enviou qualquer felicitação ao FC Porto pelo título para não abrir uma excepção. Pinto da Costa respondeu: "Ele é mais de pêsames. Eu gosto mais de enviar felicitações. Mas não estou magoado com ele, nem me dói nada no corpo", brincou.
Sobre as duas finais que a equipa vai disputar, as mesmas ambições: vencer. "As expectativas são sempre essas, mesmo quando nos dão por derrotados antecipadamente como foi o caso do último jogo na Luz".
Pinto da Costa anunciou ainda que o FC Porto receberá a Medalha de Mérito Distrital pelo Governo Civil do Porto. "Este é um dia muito feliz para mim por sermos distinguidos com esta medalha. A entrega será feita no dia 24 de Maio, pelas 12 horas. Finalmente, a cidade e o distrito prestam homenagem ao clube que tanto as representa".

"Hulk e Falcao só saem pelas cláusulas"

O presidente do FC Porto garantiu aos adeptos que o clube não precisa de vender jogadores para equilibrar as contas e que Hulk e Falcao só deixam o Dragão se alguém pagar as cláusulas de rescisão. "Não precisamos de vender, poderemos fazê-lo se alguém bater a cláusula de rescisão de qualquer jogador. Por isso, não posso garantir que não saiam, mas não vendo abaixo da cláusula. Garanto é que os jogadores considerados nucleares só sairão pela cláusula. Se alguém chegar com 100 milhões pelo Hulk não tenho outro remédio se não vender, se ele quiser sair. Mas é sem conversa: é depositar o dinheiro na conta. E se for preciso ajudo com 50 cêntimos". Pinto da Costa deu ainda a entender que ambos poderão renovar. "Nenhum deles acaba contrato esta época ou na próxima, mas a seu tempo tudo será tratado", frisou, antes de anunciar a renovação do brasileiro até 2016.

"Litigância de má-fé", diz a antiga CD

A antiga Comissão Disciplinar (CD) da Liga, presidida por Ricardo Costa, vai pedir a "condenação em litigância de má-fé" do FC Porto devido à acção apresentada pelos portistas no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto a reclamar uma indemnização de 7,9 milhões de euros por prejuízos alegadamente causados pela decisão da antiga CD na sequência dos castigos aplicados a Hulk e Sapunaru, após o túnel da Luz. Nuno Barbosa, representante dos membros da antiga CD, disse à Lusa que a acção dos portistas não tem "fundamento legal" e que se trata de "ofensa gratuita do bom nome e reputação" dos antigos membros da CD, daí o pedido de condenação em litigância de má-fé, assim como uma "justa indemnização pelos avultados danos morais provocados pela conduta da FC Porto, SAD".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: