sábado, 14 de maio de 2011

Marítimo-F.C. Porto (antevisão): muito a ganhar

Madeirenses tentam chegar ao oitavo lugar e dragões procuram manter a invencibilidade histórica na Liga


O FC Porto já é campeão. O Marítimo está fora da Liga Europa e com a manutenção garantida. Mas este sábado à noite o «Caldeirão» não vai ver um jogo a feijões. É que apesar de tudo já estar decidido, as duas equipas ainda têm muito a ganhar. Nem mesmo o facto de os portistas terem a final europeia à porta, os limita na ambição. 

É que André Villas-Boas e os seus pupilos querem terminar a época sem conhecer o sabor da derrota na liga portuguesa e assim atingir o feito de serem a segunda equipa da história nacional a sagrar-se campeã sem derrotas, depois do Benfica de 1972/73, sob a égide de Jimmy Hagan. 

E quanto aos madeirenses, Pedro Martins revelou que quer subir na tabela, tentando conquistar o oitavo lugar o que facilita a próxima temporada, pois a equipa só joga a Taça da Liga na segunda fase. Depois, os verde-rubros querem ser a única equipa a travar o campeão nacional. 

À margem do relvado, estão também as relações densas entre as duas direcções, face à «novela Kléber» e à já confirmada contratação de Djalma a custo zero por parte dos dragões. Curiosamente, estes dois atacantes devem fazer parte do onze do Marítimo.

E como seria bom repetir o triunfo conseguido na época passada por 1-0. Deve ser este o pensamento dos adeptos maritimistas que ainda recordam esse feito. Foi a 8 de Novembro que Rolando marcou na própria baliza e deu a vitória aos locais. 

Mas a história nos embates entre os dois clubes nos Barreiros é claramente favorável aos nortenhos que, nas últimas cinco épocas, venceram três jogos, empataram um e perderam um. No total, em 30 confrontos, o Marítimo venceu sete, empatou oito e perdeu 15, com um score de 24-42 em golos.

Na temporada passada, André Villas-Boas na liderança da Académica empatou sem golos no Funchal. 

Trio importante de regresso

No Marítimo, o destaque vai para o regresso da dupla de centrais Robson e Roberge, que esteve ausente em Portimão, por castigo. Também o ponta-de-lança Kléber vai voltar à equipa após dois jogos de suspensão. 

Este trio vai ser titular e são sem dúvida importantes na estratégia de Pedro Martins que deixou de fora nesta última convocatória, o avançado Edinho, ele que foi um dos reforços de Inverno mas que não singrou na Madeira. Foi utilizado em 9 partidas e escassos 312 minutos e não marcou qualquer golo.

Depois, face a uma manhã de Inverno não foi possível confirmar que Luís Olim e Marakis vão ser apostas para um onze titular. Mas acreditamos que sim, pois Pedro Martins não costuma testar nada que depois não venha a utilizar.

Porto viaja no dia do jogo

Não é habitual mas o FC Porto só viaja para a Madeira no dia do jogo, isto é, no sábado de manhã. Em termos de convocatória, o treinador portista poupou um trio: Helton, João Moutinho e Hulk, isto já com o pensamento em Dublin.

«O Marítimo é uma equipa que nos vai criar as máximas dificuldades, pois recordo que aqui no Dragão só na parte final conseguimos construir o resultado de 4-1. As deslocações à Madeira sempre foram difíceis, mas queremos terminar o Campeonato sem derrotas». 

Foi esta a Mensagem de Villas-Boas no lançamento da partida. Em relação à convocatória, destaque para a chamada do jovem extremo esquerdo ganês Christian Atsu. Kieszek e Varela são as outras novidades nos eleitos para a derradeira jornada da Liga.

EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO: Marcelo Boeck; Briguel, Robson, Roberge e Luís Olim; Rafael Miranda, Marakis e Benachour; Djalma, Kléber e Baba.

F.C. PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Guarin, Belluschi e Rúben Micael; Mariano, Falcão e James.

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Era de facto bonito terminar o campeonato sem derrotas e fazer história ... mas temos uma final para vencer na quarta-feira, por isso vai ser naturalmente um jogo de poupanças, para que não hajam lesões de última hora.

O Marítimo face às relações tensas com o FC Porto irá fazer tudo por tudo por nos vencer, mas eu acredito que os atletas que menos jogam, e que irão ter a sua oportunidade vão com muita humildade e luta levar de vencida o Maritimo e escrever mais uma bonita página na história do nosso clube.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com