domingo, 1 de maio de 2011

James: "Só o Barça joga como nós"

Elevado a herói nacional depois dos quatro golos marcados ao Villarreal, Falcao não foi o único a dominar as notícias na Colômbia. Ontem, James Rodríguez, que assistiu El Tigre no último golo, foi o convidado da RCN Rádio e respondeu a várias perguntas durante mais de 30 minutos! E falou obviamente de Falcao, mas também de Guarín. "Estou muito contente por estar no FC Porto. Os três colombianos estão a desempenhar um bom papel e a equipa está num grande momento. Falcao é impressionante, um goleador, e não é nada fácil marcar quatro golos nas meias-finais da Liga Europa. Guarín está a jogar muito bem", analisou o extremo, de 19 anos.

Os colombianos quiseram saber o segredo do FC Porto para alcançar o sucesso, e James deu-lhes algumas pistas. "Temos bons jogadores, e todos entendem a mensagem do treinador. Ele sabe muito de futebol, apesar de só ter 33 anos, uma idade jovem para treinador. Trabalhou com Mourinho, aprendeu muito com ele e agora aplica esses conceitos. Preocupa-se muito com os jogadores." O jogo com o Villarreal serviu de exemplo. "A equipa pressionou muito e atacou imenso. Jogamos sempre assim; o FC Porto tem um estilo de jogo particular, com trocas de bola, pressão e ataque. Só vejo o Barça a fazer isso e tem jogadores de topo. O FC Porto faz coisas parecidas", explicou o extremo colombiano, revelando que não ensaiou o canto que deu origem ao quinto golo do FC Porto e quarto de Falcao. "Ele chega sempre à bola. Vi logo que ia marcar", analisou, revelando depois um pormenor que ajuda a explicar o sucesso do compatriota e até agora desconhecido. "Falcao é o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair. Treina muito bem e é um grande profissional."

Os primeiros meses não foram fáceis para James, que só começou a jogar em Outubro. "O futebol europeu é mais rápido e mais táctico do que o argentino", disse, acrescentando que fez, "com o Braga, a melhor exibição" da temporada. Por falar em Braga, James não desvendou preferência para a final de Dublin. "As duas equipas [Benfica e Braga] jogam bem, e qualquer uma delas será difícil."

Disponível para a selecção principal da Colômbia - "Seria uma honra jogar a Copa América, mas o Campeonato de sub-20 é uma prioridade" -, James afirmou que há um campeonato que o seduz. "Gostava de jogar em Espanha. Gosto do tipo de futebol, e há muitos clubes importantes." A Rússia é que não. "Quando estive lá com o FC Porto, vi que se trata de um país com muito dinheiro, mas também com muito frio..."

Torneio de Toulon antes do Sub-20

Dois compromissos com a selecção de sub-20 da Colômbia vão retirar parte das férias a James. A final da Taça de Portugal, no dia 22 de Maio, é o último jogo do FC Porto esta época, e logo depois o extremo parte para Toulon, onde se juntará à sua selecção para participar no prestigiado torneio. O primeiro jogo, curiosamente, é com Portugal, no dia 1 de Junho; Itália e Costa do Marfim são os outros adversários. Se chegar à final, James só sairá de Toulon no dia 10. Depois gozará férias, entrando de novo em acção no dia 29 de Julho (ou melhor, um pouco antes, para estagiar), no Campeonato do Mundo de sub-20, que pode durar até 20 de Agosto (final).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: