quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Iturbe. Ao Messi guarani sai-lhe tudo mal, está triste e é suplente

Ultrapassada a Guatemala (1-0, penálti de Nélson Oliveira), o adversário de Portugal nos quartos é a Argentina, cuja figura é o avançado do FC Porto


Ilídio Vale já foi campeão nacional de juniores pelo FC Porto em 2007, mas ainda não tem página na Wikipédia, o mesmo acontecendo com todos os jogadores da Guatemala, a selecção mais inverosímil nos oitavos-de-final do Mundial sub-20, eliminada esta madrugada por Portugal com um penálti de Nélson Oliveira, aos sete minutos, a castigar falta sobre Cédric.

Nem com esse golo madrugador a selecção nacional consegue agarrar o jogo. Danilo ganha todas as bolas de cabeça no meio-campo, sim, o guarda-redes Mika não é minimamente incomodado até aos 89 minutos (bola ao poste), sim, Nélson Oliveira dá água pela barba a quem lhe apareça à frente, sim, mas há um nervosismo constante nos nossos jogadores, evidenciada pelo número excessivo de faltas (22 contra 15 dos guatemaltecos), a terceira pior marca deste Mundial, depois de Mali vs. Colômbia (26) e Inglaterra vs. Argentina (23).

É a sinfonia do apito, que tem sido uma constante neste Mundial na Colômbia. A equipa de Ilídio Vale domina territorialmente e na posse de bola, mas não de- senvolve. Seja como for, Portugal ultrapassa mais um obstáculo, passa aos quartos-de-final (como em 1979, 1989, 1991 e 1999) e continua sem sofrer golos: Uruguai, 0-0; Camarões, 1-0; Nova Zelândia, 1-0; Guatemala, 1-0. Sempre em Cali. Segue--se a Argentina, sábado à noite (23h00), em Cartagena.

TURBE BOOST Ao contrário de Portugal, a Argentina já sofreu golos (um, do Egipto), mas, como nós, também está perra de movimentos e qualifica-se com grandes penalidades (duas de Lamela e 2-1 ao Egipto).

Um dos casos mais evidentes de má forma é o de Juan Iturbe, o Messi guarani (argentino de nacionalidade, paraguaio de carreira) contratado pelo FC Porto. Só tem 18 anos e é o mais novo dos 23 da Argentina, mas o mundo pesa-lhe nos ombros como se fosse o capitão de equipa. As más exibições aliadas a alguma descrença por parte do próprio jogador fazem de Iturbe a figura da Argentina pelo pior motivo. Daí que o seleccionador Perazzo o tenha sentado no banco de suplentes, esta madrugada, com o Egipto, depois de dois jogos seguidos a titular. "Com a Coreia do Sul", justifica Iturbe, "tudo me saiu mal e isso enervou-me. Além disso ainda não marquei nenhum golo, verdade?"

Na sequência destas declarações de um adolescente exigente consigo mesmo - começou o Mundial como o mais brincalhão do grupo e o seu entretenimento diário passava por tentar acertar com a bola nas costas dos adjuntos Olarticoechea e Battaglia -, surge a figura paternal do técnico, em conversa informal à frente dos jornalistas. "Juan, não sintas a pressão de dar a vitória à equipa, de fazer tudo bem, de ser a figura. Tens de jogar com mais tranquilidade." Faltam dois dias para Iturbe se recompor. Seja suplente seja titular com Portugal, já está na Wiki. Vale?



in "ionline.pt"

Sem comentários: