terça-feira, 18 de outubro de 2011

«Danilo vai dar outra dimensão ao F.C. Porto»


Gabriel, lateral do Mirandela, cresceu ao lado do reforço portista. Após se separarem, vão reencontrar-se em Portugal


A vida dá voltas e voltas, tantas que às vezes até nos deixa tontos. Gabriel, lateral do Mirandela, por exemplo, ainda abre a boca com os caprichos do destino: vai reencontrar o amigo Danilo... em Portugal. Ambos foram formados no América Mineiro, mas separaram-se no primeiro ano de seniores.

Agora reencontram-se a milhares de quilómetros de casa. «Eu sou três anos mais velho do que ele, por isso quando eu entrei para o clube aos 16 anos fui jogar para os juvenis e ele ainda estava no escalão abaixo. Mas quando subi a júnior e deu um salto muito grande e começou também a jogar comigo.»

O encontro não foi teoricamente fácil: mas é só teoricamente. «Eu era o titular, mas a meio da época ele roubou-me o lugar.» Nada de ressentimentos, porém. «O Danilo é um rapaz nota dez. É muito tranquilo, muito divertido, dá-se bem com toda a gente. Foi um grande colega e ficamos muito amigos.»

Os dois subiram aos seniores juntos, de resto. «Fizemos a pré-época juntos, mas depois eu fui emprestado para o Corinthians, do Rio Grande do Norte. Correu bem porque pude jogar com muita frequência, pude continuar a crescer e fui campeão.» Danilo estabeleceu-se logo como titular.

«É um grande jogador. Vai ter sucesso em Portugal», atira Gabriel sem hesitar. «É um jogador que vai dar outra dimensão ao futebol do F.C. Porto e ao próprio futebol português. Aos 20 anos já é jogador de selecção brasileira e isso diz tudo sobre ele. No futuro vai ser um dos melhores jogadores.»

A amizade continuar a ser alimentada, até porque Danilo e Gabriel partilham um amor comum: as redes sociais. «Somos completamente amarrados no Facebook e no Twitter, estamos sempre online para falar com antigos colegas e irmos mantendo-nos em contacto. Passamos muito tempo ligados.»

O futuro sorri para Danilo: contratado pelo F.C. Porto a troco de 13,5 milhões de euros, chega à Europa pela porta grande e já é presença assídua na selecção principal do Brasil. A vida de Gabriel deu uma volta maior, mas o lateral de 23 anos espera que o salto para Portugal lhe permita também chegar mais alto.

Para já divide apartamento com Carlão e com Marco Lança e elogia a mentalidade do Mirandela. «Um problema na II Divisão é que muitos clubes treinam à noite e os atletas trabalham de dia. Aqui os treinos são sempre de manhã e à noite e ninguém trabalha. Isso permite-nos fazer um bom trabalho.»

Os sonhos do brasileiro não se esgotam em Mirandela, porém. «Para já quero ganhar os próximos dois jogos para entrar na luta pela subida. Depois espero aproveitar a próxima eliminatória da Taça para dar nas vistas. Quero chegar à Liga ou Honra. É o que todos os jogadores sonham, não é?»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: