terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alex Sandro salta para a titularidade

A Taça da Liga não será apenas o último jogo antes das férias de Natal, mas também um palco importante para que os menos utilizados encarem 2012 com mais optimismo. Vítor Pereira fará algumas alterações na equipa, a pensar no reforço de confiança dos mais jovens e na rotação imprescindível para que o plantel trabalhe globalmente moralizado e pronto para qualquer exigência. Segundo esta ordem de ideias, o dia de amanhã estará reservado às aparições de Bracali, Mangala e Alex Sandro, entre outras de mais difícil previsão.
O lateral brasileiro será mesmo o grande destaque, até porque há muito se sabe que as Taças são para o guarda-redes suplente e que Mangala está na calha para voltar à equipa. Alex Sandro tem sido refém do estatuto de indiscutível de Álvaro Pereira; recentemente passou de não convocado a suplente, mas depois dos 90 minutos em Pêro Pinheiro, na primeira eliminatória da Taça de Portugal, não voltou a jogar.
A oportunidade para começar a justificar os 9,6 milhões de euros investidos na sua contratação é de ouro. O grau de exigência contra o Pêro Pinheiro foi nulo, mas amanhã o Paços de Ferreira obrigará a outro tipo de cuidados. Numa fase em que se fala insistentemente na possibilidade de Álvaro Pereira ser transferido, esta é também a sua oportunidade de provar que o FC Porto tem substituto à altura.
Entre as várias mudanças previstas, há um sector que quase se vai manter inalterado. Com Guarín e Defour de baixa, não há como retirar João Moutinho e Belluschi do meio-campo. No máximo, Vítor Pereira substituirá Fernando por Souza.

Cebola na linha da frente para o lugar de James

A lesão de baixa gravidade contraída por James Rodríguez contra o Marítimo obriga a uma mudança possivelmente já prevista antes da fatalidade. Alternativas, há três, sendo Cristian Rodríguez, pelo golo e protagonismo alcançados no último jogo, o evidente favorito. O uruguaio recuperou recentemente a confiança de Vítor Pereira e o facto de ser esquerdino, como James, também ajuda. Além do Cebola, há ainda Iturbe e Varela; o primeiro soma duas aparições consecutivas, ao invés do português, que nem foi convocado contra os madeirenses e há muito está em baixo de forma. Se o treinador for mais radical, podem até jogar dois deles. Basta que Djalma também salte da equipa e Hulk se mantenha no meio. Mas este é um cenário menos provável.

Melhor série da época em perspectiva

Se não perder em Paços de Ferreira, o FC Porto completará o melhor período desta época no que aos números diz respeito: seis jogos invencível. Vítor Pereira já conseguiu conduzir a equipa a duas séries de cinco jogos sem derrotas, mas Zenit, primeiro, e APOEL, depois, impediram que o estado de graça tivesse continuidade. Em matéria de exibições, os dragões estão claramente a atravessar o melhor momento da temporada. Ao invés, o adversário de amanhã já conta seis jogos sem qualquer triunfo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: