terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Iturbe: "Estreia no dragão foi um sonho"

Longa se tornou a espera, mas valeu a pena. "Foi muito lindo", contou a O JOGO. Quase quatro meses depois de ter aterrado no aeroporto Francisco Sá Carneiro, após a participação no Mundial de sub-20, Iturbe estreou-se finalmente no Dragão com a camisola do FC Porto. Para trás ficaram dias de alguma ansiedade e a lesão sofrida em Pêro Pinheiro, onde foi utilizado pela primeira vez por Vítor Pereira. As indicações dadas foram boas, mas uma queda aparatosa custou-lhe um retrocesso no processo de adaptação ao clube.
Em Aveiro, entrou já nos descontos, mas no último sábado foi aposta no quarto de hora final, numa altura em que o jogo ainda estava empatado. "Fiquei muito contente pela minha estreia no Estádio do Dragão; era um sonho, era a minha meta. Quando vim para o FC Porto, imaginei como seria jogar neste estádio", referiu.
As estatísticas ainda não fazem justiça - nem podiam, dado o pouco tempo passado em campo - às expectativas criadas em torno da sua contratação no defeso. Iturbe chegou rotulado de craque, mas à semelhança de Anderson ou, mais recentemente, de James Rodríguez, está a passar por uma fase de maturação táctica antes de ser lançado às feras. Contudo, o jovem paraguaio, que preferiu representar a selecção da Argentina, já conquistou a exigente plateia do Dragão, que lhe ofereceu uma enorme salva de palmas mal saltou do banco para o aquecimento na partida com o Marítimo. "É excepcional sentir o carinho do público, quando te aplaudem isso dá-te logo muito confiança e foi o que senti desde o primeiro momento", frisou. O minuto 75 do encontro com os insulares vai por isso ficar guardado na memória. "Foi muito lindo, mas já estou a pensar nos próximos jogos e em ajudar a equipa a ganhar", atirou, referindo-se à deslocação a Paços de Ferreira, marcada para as 21h00 de amanhã.
Iturbe ainda não sabe se vai ser opção para a estreia do FC Porto na Taça da Liga, mas garante estar preparado. "Sinto-me muito tranquilo, espero ter mais oportunidades para jogar e vou dar tudo para ajudar a equipa a ganhar", assegurou.
Iturbe sabe que tem de dar um passo de cada vez, pelo que não se entusiasma em demasia com os 15 minutos de fama proporcionados por Vítor Pereira no sábado. "Este é um caminho que tenho de percorrer, vou jogando e aguardo tranquilamente as minhas oportunidades", atirou. A terminar, o extremo agradeceu o apoio que tem recebido no clube. "Tudo o que tenho conseguido é graças ao apoio dos meus companheiros e também da Direcção; todos me têm ajudado muito", garantiu.

Lesão condicionou o período de maturação

Iturbe ainda não teve tempo de confirmar créditos. O craque que o FC Porto foi contratar ao Cerro Porteño ainda não completou o período de maturação ou, se quisermos, de adaptação ao novo clube e ao futebol europeu. A principal dificuldade prende-se com questões de índole táctica, mas a lesão sofrida no dia em que Vítor Pereira lhe deu a primeira oportunidade - Pêro Pinheiro - também não ajudou nada. Pelo contrário. Iturbe só esteve em três jogos e soma 61 minutos. James, também ele um jovem talentoso quando chegou ao Dragão, passou por um processo idêntico na época passada. Só que não se lesionou e nesta altura tinha cinco jogos e 202 minutos nas pernas. A afirmação do colombiano veio com o ano novo. Um exemplo para Iturbe...


in "ojogo.pt"

Sem comentários: