terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vítor Pereira: «Paragem? Eu preferia jogar»

Treinador do F.C. Porto diz que dois ou três dias de folga para estar com a família são suficientes


O F.C. Porto antecipou o jogo da Taça da Liga para esta quarta-feira, sendo o primeiro clube (juntamente com o P. Ferreira, naturalmente) a entrar nesta competição. A antecipação do jogo permite ter mais tempo após o Natal para preparar a deslocação a Alvalade e permite também encurtar o período de férias.

Vítor Pereira, de resto, admite claramente que não está de acordo com a paragem de fim de ano. «Eu preferia jogar, preferia que não houvesse paragem. Já estou de tal forma habituado a viver o futebol que sinto um vazio. Devemos dedicar algum tempo à família, mas sinto que dois ou três dias nesta fase chegavam.»

Vítor Pereira: «Há um Porto mais Porto»

Treinador dos azuis e brancos analisa os primeiros seis meses à frente da equipa. E fala em melhorias


Seis meses no comando técnico do F.C. Porto, um início tranquilo, uma fase preocupante e depois a reclamada tranquilidade. Vítor Pereira falou sobre o primeiro meio ano como treinador dos dragões, sorriu ao abordar os melhores momentos e não se furtou a mencionar as decepções.

Começando pelos primeiros, o treinador garantiu que o melhor veio no fim. O que dá uma margem promissora. «Aspectos positivos? Ver a equipa jogar neste momento, de alguns jogos a esta parte, e a Supertaça que vencemos», referiu o técnico em conferência de imprensa, esta terça-feira. 

Depois, sim, uma passagem pelas desilusões da época. «Temos de assumir que ficamos descontentes por sair da Taça de Portugal, principalmente pela forma como foi, e com a eliminação da Liga dos Campeões. Neste caso, não fomos claramente felizes contra o Zenit», sublinhou. 

A derrota em Coimbra terá sido o momento de maior apreensão no reino do dragão. Um momento que terá chegado a colocar em causa a continuidade do treinador. «Os treinadores estão sempre dependentes de resultados e da qualidade do jogo. Ser treinador é isto mesmo, viver jogo a jogo.» 

«Mas é também ter ideias, acreditar nelas e que podemos fazer evoluir a equipa. Acreditar que o Porto está a crescer. Foram seis meses de muito trabalho, com várias fases diferentes. Neste momento há um Porto mais Porto, dentro dos níveis de exigência que pretendo para a equipa.»

Vítor Pereira: «Iturbe faz coisas que entusiasmam»

Treinador do F.C. Porto explica todo o processo de integração do jovem argentino e admite expectativa por vê-lo em jogo.


A estreia na Taça da Liga, uma competição à qual tradicionalmente o F.C. Porto nunca deu muita importância, gera a expectativa de ver Iturbe no onze titular. O que traz por arrasto muita curiosidade em perceber como o argentino é realmente um fenómeno. Para já, porém, Vítor Pereira não promete nada.

«Se ele vai ser titular? Vamos ter de aguardar para ver», disse, para depois explicar todo o processo de integração que está a fazer com o jovem. «Vai ser integrado aos poucos, à semelhança do que fizemos com o James no ano passado, porque vem de um futebol diferente e temos de ter cuidado.» 

«O Iturbe tem qualidade e temos de ter alguma paciência na integração dele. Temos de o defender, a integração e o tempo de jogo têm de ser em função da adaptação dele, para não queimarmos etapas. Tem de ir conquistando o espaço dele assimilando conceitos tácticos e princípios de jogo.»

Vítor Pereira: «Taça da Liga não é prioritária»

Treinador do F.C. Porto diz que uma vitória nesta prova não substituiria a eliminação da Taça de Portugal e por isso vai aproveitar para fazer rotação de jovens.


F.C. Porto inicia esta quarta-feira a competição na Taça da Liga, num jogo em que não conta com quatro habituais titulares. Vítor Pereira não o diz claramente, mas admite que se trata de uma competição para fazer rodar os jovens. Por isso, aliás, chamou três juniores para jogar na Mata Real. 

«É uma competição diferente, que se está a iniciar agora. O P. Ferreira é uma equipa tradicionalmente difícil em casa, por isso esperamos um jogo difícil, mas para o qual vamos com a intenção da vitória. Vamos fazer a gestão necessária e vamos apresentar uma equipa que nos dê garantias de vitória.» 

Depois o treinador falou das intenções na Taça da Liga. Uma competição, recorde-se, que nunca ganhou e na qual apenas por uma vez disputou a final (perdeu no Algarve com o Benfica por 3-0). «A nossa prioridade é o campeonato nacional. A Taça da Liga não é uma prioridade para nós», referiu.

«Não substitui a Taça de Portugal de maneira nenhuma. Saímos mal dessa competição e devemos tirar ilações desse jogo. Tornou-nos mais fortes. A Taça da Liga é uma competição completamente diferente, que permite lançar jogadores mais jovens e dar oportunidades a quem joga menos vezes.» 

Quatro anos de Taça da Liga não trazem, de resto, boas recordações ao F.C. Porto: foi eliminado pelo Fátima e pelo Sporting em Alvalade, numa derrota por 4-1. Perdeu a final com o Benfica (3-0) e no último ano não passou da fase de grupos. «Respeitamos esta competição, mas não é prioritária para nós.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: