quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Danilo no Dragão: «Numa semana fico bem para jogar»

Internacional brasileiro já conheceu o novo estádio e vai vestir a camisola número 2


Danilo já conhece a sua nova casa. O internacional brasileiro passou esta quarta-feira pelo Estádio do Dragão e deixou as primeiras palavras com a camisola do F.C. Porto envergada. O lateral direito vai usar o mítico número 2, pertença de monstros sagrados da estirpe de João Pinto e Jorge Costa.

«Já me contaram a história dessa camisola, a importância que tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola 2 no F.C. Porto», referiu Danilo, em declarações ao site oficial dos azuis e brancos e ao Porto Canal.

O ex-jogador do Santos contraiu uma lesão nas costas durante o Mundial de Clubes, mas assegura que não vai precisar de muito tempo até estar pronto para competir. «Parei durante dez dias, mas creio que depois de uma semana de treinos já estou bem para jogar», sublinhou o novo dragão.

Entrevista a Danilo: «13 milhões? Mais orgulho que pressão»

É sem medo que o mais recente reforço do F.C. Porto fala sobre o «investimento elevado» dos dragões. Tudo num exclusivo-Maisfutebol O rótulo é monstruoso, fantasmagórico: a mais cara contratação de sempre do F.C. Porto [os 19 milhões de Hulk foram investidos de forma faseada]. Quase se ouve o soprar do assustador anúncio. A imagem, metafórica, foi colocada na frente de Danilo. O que sente o reforço dos dragões ao saber que custou 13 milhões de euros aos cofres azuis e brancos? «Sinto mais orgulho do que pressão, na verdade», afirma, categórico, em entrevista ao Maisfutebol.

«Quero justificar o avultado investimento e provar que as pessoas não se enganaram sobre mim. É um valor alto e compreendo perfeitamente as altas expectativas dos adeptos», sublinha Danilo, o menino de ouro da cidadezinha de Bicas, lá nas profundezas do Estado de Minas Gerais. 

A transferência para o F.C. Porto, pelo que nos diz, não apanhou completamente de surpresa a família e os amigos. «Já há algum tempo que falávamos sobre esta possibilidade. Para a minha família é também um desafio, pois vêm comigo para Portugal e é tudo uma novidade.»

Danilo tem orgulho das origens humildes e da vida de muito trabalho dos seus pais. Mais recentemente, já com o salário auferido no Santos, o novo jogador do F.C. Porto montou uma loja de desporto e criou mais uma fonte de rendimento para o aglomerado familiar. E até o próprio Danilo salta para trás do balcão para vender sapatilhas, chuteiras e afins.

«Ajudo lá sempre que vou a Bicas. Tudo o que ofereço aos meus pais é mais do que justo, pois eles sempre me deram total apoio nas minhas decisões. É com enorme prazer que os vejo bem nesta altura da vida.»

Danilo jogou cinco anos no América Mineiro e saltou da III divisão até ao escalão máximo do Brasil para vestir o manto sagrado do Santos. A partir de Janeiro, a teoria da evolução natural irá trazê-lo para a cidade do Porto. O encontro fica, desde já, marcado. 

«A espera vai valer a pena.»


Entrevista a Danilo: «Sou médio e só depois lateral»

Num exclusivo-Maisfutebol, o ainda jogador do Santos apresenta-se aos adeptos do F.C. Porto e ao treinador Vitor Pereira


A transparência nas palavras de Danilo permite apreciar uma personalidade decidida, impermeável aos formalismos e indiferente à estranheza. O aviso surge eloquente, resolvido sem delongas. 

«Sou médio e prefiro jogar no meio-campo», esclarece o internacional brasileiro em entrevista ao Maisfutebol. A capacidade de ser polivalente permite-lhe jogar a lateral direito, uma posição que não lhe é indiferente, mas apenas inserida num plano-B.

Danilo explica. «Em grande parte da minha carreira joguei na defesa mas, a partir do momento em que passei para o meio-campo, no Santos, melhorei bastante. Foi também por essa mudança posicional que evoluí. Naturalmente que, caso seja necessário, posso jogar a lateral direito. Aliás, aqui no Mundial de sub-20 vou actuar nessa posição.»

Confrontado com o 4x3x3 implementado e estabilizado há várias temporadas no reino do Dragão, Danilo desembaraça-se e simplifica a resposta. «Posso encaixar no trio de centrocampistas ou jogar mais à frente, numa ala. Não vejo qualquer problema nisso. Sempre aceitei bem as indicações dos meus treinadores, ainda me dou bem com todos eles e no F.C. Porto vai ser igual. O essencial é servir bem o clube.»

«O Alex Sandro tem uma força impossível de controlar»

O Brasil inicia o Campeonato do Mundo de sub-20 frente ao Egipto. A partir da noite de sexta-feira, Danilo e Alex Sandro, recém-dragões, podem ser vistos com redobrada atenção pelo público português. «Vai ser óptimo saber que as pessoas nos podem conhecer melhor», aquiesce Danilo, pronto a reeditar a dupla com o seu «grande amigo Alex». 

«Conhecemo-nos no Santos, estamos na selecção e vamos jogar juntos em Portugal. Temos falado quase todos os dias sobre o F.C. Porto aqui na Colômbia. Aliás, o Alex Sandro até diz que eu devia ir já com ele», explica Danilo, todo sorrisos, antes de falar um pouco sobre o inseparável cúmplice. 

«Não tenho dúvidas que o Alex Sandro será essencial no F.C. Porto. Ele possui uma força impossível de controlar. É um lateral de grande qualidade e possui tudo o que é necessário para triunfar», descreve o ainda jogador do Santos.

«Respeito o Benfica, mas o Porto foi a melhor escolha»

Pergunta obrigatória no diálogo: por que motivo escolheu Danilo o F.C. Porto? «Eu sempre disse aos meus representantes que só saía do Brasil para representar um clube ganhador», reage, bem documentado sobre os azuis e brancos.

«Além de dominar o futebol português há vários anos, sei que também apresenta bons resultados nas competições europeias. Depois, naturalmente, também pensei nas condições financeiras. O F.C. Porto dá-me totais garantias em todos os aspectos.»

Numa revisitação a outros episódios do género, a disputa pelos serviços de Danilo teve Porto e Benfica num ombro a ombro de fricção. A guerra fria está em ponto de ebulição, Danilo já o percebeu e não tem pruridos em abordar o assunto.

«É verdade que conversei com representantes do Benfica. Respeito o clube, sei que tem uma grande tradição, mas na verdade o F.C. Porto foi muito mais forte na abordagem e fiz a escolha certa. Foi o melhor para mim e para o Santos, sem qualquer dúvida.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: