quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Danilo tem o perfil do FC Porto"

Chega hoje - e foi o próprio Danilo a confirmá-lo no Twitter - o quarto lateral-direito do FC Porto esta época. Uma espécie de D. Sebastião, envolto em menos mistério, pois há muito que os moldes do negócio são conhecidos. O jogador custou 17,8 milhões de euros, e esse valor é um acréscimo de responsabilidade. Danilo não estará à disposição para jogar já em Alvalade, mas a expectativa dos portistas é que se assuma rapidamente para que Maicon não tenha de ser mais adaptado, face à desconfiança de Vítor Pereira em relação a Fucile e Sapunaru.
Para Deco, que este ano defrontou Danilo no Brasileirão, o jovem tem tudo para se assumir rapidamente. Até porque, "qualidade à parte", é a cara do clube. "Vai encaixar bem, pois tem o perfil do FC Porto. É agressivo, ambicioso, tem força, vontade e garra. O jogo dele é muito baseado no espírito de sacrifício e vitória. Mesmo como o FC Porto", conta o médio campeão europeu em 2004. Para Deco, não faz sentido comparar Danilo e Alex Sandro nem achar que o primeiro vai precisar de tanto tempo como o lateral-esquerdo. "Nada a ver. Danilo é mais maduro do que Alex Sandro. Jogou mais vezes e isso, para um jogador jovem, é muito importante. Está bem mais preparado para o imediato e dispensa o tempo de maturação de que o Alex necessita" , explicou.
Nesse aspecto, Muricy Ramalho, ex-treinador dos dois no Santos, concorda. "O Alex jogou menos vezes. É natural", confirma. "Bagagem para jogar, ele tem. Mas as pessoas têm de ter paciência com ele. Está parado há quase três semanas e vem de uma lesão. Ainda está de férias e precisa de umas semanas de pré-época para entrar no ritmo do calendário português", avisa, para fazer eco em quem desespera pela inclusão do reforço no onze inicial.
Deco também fala em paciência; dos adeptos e do próprio Danilo. "Ele tem de deixar as coisas acontecerem. E os portistas têm de o deixar crescer", pede. Depois, ficará à vista de todos o potencial do craque. "Foi muito importante no Santos e é uma contratação de futuro. Acho que tem muitas possibilidades de ser o sucessor de Maicon e Daniel Alves na selecção brasileira", rematou.

Entre os melhores do mundo

Os 13 milhões que custou o passe de Danilo são um recorde português em matéria de laterais. Danilo está ainda longe dos 38,2 milhões de euros que custou outro brasileiro - Daniel Alves - ao Barcelona, mas ao atingir um número dessa natureza é remetido para a lista de laterais-direitos milionários onde também se incluem outros dois jogadores com ligação ao FC Porto: Bosingwa e Paulo Ferreira. Se o brasileiro se valorizar no Dragão e for vendido mais tarde, é certo que subirá uns lugares na lista que ao lado publicamos.

Garantia de cumprimento face a ameaças do Santos

ANDRÉ VIANA
Danilo está pago e o seu contrato entra em vigor em Janeiro, garante o FC Porto na reacção às ameaças do Santos, que revelou incumprimento dos dragões para procurar adiar a cedência do lateral. Em causa estariam tranches da transferência de Alex Sandro, mas também aí a SAD é contundente na informação prestada: o FC Porto assumiu uma dívida anterior para contratar o jogador e essa "pequena quantia" está a ser processada. Os campeões nacionais garantem que não há nenhum atraso e desvalorizam o alarme do presidente do Santos.
Luís Álvaro, líder do Peixe, confirmou o diferendo, mas os dragões vêem a sua tomada de posição como um mero episódio da longa novela que opõe o Santos ao Grupo DIS, que detinha parte do passe de Danilo. Assim sendo, e assegurando que as contas com os brasileiros estão normalizadas, o FC Porto espera que o Santos não ponha entraves à emissão do certificado internacional, o que implicaria que o caso transitasse para a FIFA. Certo é que Danilo chega hoje e amanhã já treina no Olival.

Perguntas e Respostas

1 O Santos pode alegar incumprimento no pagamento da transferência de Alex Sandro para não ceder Danilo?

Para o especialista em direito desportivo Emanuel Calçada, essa possibilidade tem de estar previamente contemplada. "Só se houver uma cláusula no contrato de cedência que o preveja", alega, indicando que não estando essa cláusula salvaguarda, não restará ao Santos mais do que a apresentação de uma queixa à FIFA, que logo notificará o eventual incumpridor.

2 Pode o Santos não emitir o certificado internacional do jogador?

Emanuel Calçada esclarece: "Só se houver contrato em vigor ou um litígio não resolvido." O especialista confirma que o Santos tem de autorizar a emissão do certificado, mas que o FC Porto pode sempre reclamar um certificado provisório junto da FIFA caso se comprove que o Santos não tem fundamentos para adiar a emissão.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: