quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pedro Proença na frente para apitar o clássico

O lisboeta Pedro Proença deverá ser o árbitro escolhido para apitar o clássico entre Sporting e FC Porto. O juiz de 41 anos é a primeira opção do recém-empossado Conselho de Arbitragem (CA) para apitar o jogo grande da 14ª jornada, que se disputa no sábado, em Alvalade. O facto de ser um nome relativamente consensual e de ter sido recentemente nomeado pela UEFA para estar no Euro'2012 deverá fazer pender a balança a favor deste director-financeiro, que foi o primeiro classificado para o Conselho de Arbitragem na época 2010/11.
A próxima jornada da Liga será a primeira a contar com árbitros nomeados pelo CA da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tomou posse a 17 de Dezembro, uma semana depois da eleição. Tal como era costume quando as nomeações eram feitas pela Comissão de Arbitragem da Liga, o órgão presidido por Vítor Pereira deverá optar por um dos nove internacionais. Ora, com Olegário Benquerença ainda lesionado e com Carlos Xistra e Duarte Gomes automaticamente excluídos pelos regulamentos (apitaram uma das equipas, neste caso do FC Porto, nas duas jornadas anteriores), sobram seis nomes.
Aqui, entra a sensibilidade de quem nomeia. João Ferreira, que no início da temporada se recusou a dirigir um jogo do Sporting, seria uma nomeação contraproducente e pouco bem-vista pelos leões. Jorge Sousa e João Capela já tiveram o seu momento esta época, apitando o FC Porto-Benfica e o Benfica-Sporting, respectivamente, pelo que não deverão também ser equacionados. Sobram Artur Soares Dias, Bruno Paixão e Pedro Proença. E, de acordo com que O JOGO apurou, este último é mesmo o nome que reúne mais força.
Na primeira categoria desde 2000, Pedro Proença soma 134 partidas na Liga portuguesa. É internacional desde 2003, tendo apitado em 2011/12 quatro jogos na Liga dos Campeões (três na fase de grupos e um no play-off), bem como três partidas de apuramento para o Euro'2012. Em Portugal, somou cinco jogos na Liga Zon Sagres e outros tantos na Orangina, tendo apenas dirigido uma partida do Sporting (frente ao Marítimo, na terceira jornada, em que os leões perderam por 3-2). Ainda não dirigiu nenhum encontro do FC Porto, mas já esteve no dérbi do Minho entre Vitória de Guimarães e Braga, bem como no Braga-Benfica.
Nos cinco jogos da primeira divisão que arbitrou, Pedro Proença apenas expulsou um jogador (Diogo Rosado, do Feirense, frente ao Rio Ave) e também só assinalou um penálti (a favor do Braga, no jogo com o Benfica).

PEDRO PROENÇA

Nome: PEDRO PROENÇA Garcia
Idade: 41 anos (03/11/1970)
Profissão: Director-financeiro
Árbitro desde: 1988/89
Na 1ª categoria desde: 2000/01
Internacional desde: 2003
Jogos na Liga: 134

Vítor Pereira procura consenso

A 14ª jornada da Liga ZON Sagres será a primeira que terá árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação, órgão que assumiu esta tarefa ao abrigo do novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. Eleita a 10 de Dezembro e em funções desde uma semana mais tarde, o CA foi constituído seguindo o método de Hondt, integrando por isso elementos de ambas as listas que concorreram ao órgão. Por isso, o maior desafio que enfrenta agora o novo CA é obter o máximo consenso nas nomeações, de forma a evitar cisões entre elementos que até há pouco tempo eram adversários eleitorais.
O CA está dividido em três secções - profissional, não profissional e classificações - e pela mesma proporção: três elementos (incluindo os presidentes) da lista de Vítor Pereira contra dois da lista liderada por Luís Guilherme.
Na secção de futebol profissional, o presidente é precisamente Vítor Pereira, eleito pela lista mais votada. Da mesma ala estão ainda Domingos Gomes e Antonino Silva; da outra, estão Luís Guilherme e Lucílio Baptista. Assim, caso seja impossível obter um consenso numa determinada nomeação, valerá sempre o voto de qualidade do presidente Vítor Pereira.

Opiniões


Jorge Coroado

"Soares Dias adequa-se"

Artur Soares Dias tem características que se adequam a um jogo destes. A sua aceitação está em crescendo, tem capacidade e uma desenvoltura que lhe permite impor-se com naturalidade. Pedro Proença é a galinha dos ovos de ouro, pois tem capacidade e é uma tábua de salvação para o nomeador que esteja em situação crítica. Tal como aconteceu com Olegário em ano de Mundial, talvez seja protegido internamente para o Euro'2012. Quanto a Bruno Paixão, já era altura de ter um jogo desta natureza. Mas será difícil se continuar a punir uma cabeçada com um amarelo...

Pedro Henriques

"De caras, Pedro Proença"

Quase nem preciso de olhar para a lista de internacionais disponíveis para dizer que nomearia de caras o Pedro Proença. É o primeiro clássico pós-eleições, o Conselho de Arbitragem é novo, pelo que o mais lógico seria nomear um árbitro que ainda agora foi reconhecido pela UEFA com a chamada para o Europeu, que faz com que esteja muito bem emocional e psicologicamente. Se o nomear, Vítor Pereira calará à partida todas as pessoas que possam questionar a nomeação.

Paulo Paraty

"Pode ser para Paixão"

Atendendo aos regulamentos, e porque acredito que será um internacional, sobram cinco hipóteses, pois os que apitaram os clássicos anteriores (Jorge Sousa e João Capela) deverão estar excluídos. Admitindo que, por precaução, João Ferreira não será escolhido e que Olegário Benquerença continua lesionado, sobram Artur Soares Dias, Pedro Proença e Bruno Paixão. Acredito que este possa ser o clássico de Paixão, pois não sendo o preferido de quem nomeia, tem andado arredio dos grandes jogos. Como segunda hipótese, aponto o nome de Pedro Proença, cuja recente nomeação para o Europeu o torna mais colegial e consensual.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: