segunda-feira, 17 de setembro de 2012

D. Zagreb: só Sammir foge ao excesso de equilíbrio (análise)

Adversário do F.C. Porto raramente se desequilibra, mas também é pouco criativo no ataque.

 Pontos fortes:
Equipa taticamente rigorosa, que raramente se desequilibra. Os laterais nunca sobem
no terreno em simultâneo, os médios defensivos também não, e os extremos apoiam muito os laterais em tarefas defensivas. O lado negativo desse equilíbrio é que a equipa arrisca pouco no ataque. Os extremos equilibram mais do que desequilibram. Muitas dificuldades para criar oportunidades com pouco espaço. A equipa raramente joga direto, mas a circulação de bola é algo previsível.

Pontos fracos:
Alguma intranquilidade defensivas nas bolas paradas. Dos dez golos sofridos até agora, seis surgiram desta forma. O problema está sobretudo nos livres laterais (quatro desta forma). A marcação individual tem falhado, não propriamente por falta de estatura, antes por alguma lentidão a atacar a bola. Na vertente ofensiva as bolas paradas têm menor peso (onze golos em trinta e dois, seis deles de penalty).

Ao pormenor:
Apenas quatro golos sofridos de bola corrida atestam a boa organização defensiva. Mérito coletivo, associado ao rigor tático. O avançado e o «10» fazem a primeira linha de pressão, ligeiramente à frente do meio-campo, e depois forma-se duas linhas coesas de quatro elementos. O quarteto mais recuado é sólido. O português Tonel costuma fazer dupla com o experiente Simunic (algo lento mas grande sentido posicional). Na direita joga o combativo Vida, que sobe bem e é perigoso nas bolas paradas (quatro golos esta época). Sempre que Tonel ou Simunic estão indisponíveis, Vida joga no eixo, e o lado direito fica entregue ao jovem Vrsaljko. O lado esquerdo tem sido alternado por Pivaric e Ibanez, mas este último tem jogado sobretudo a meio-campo. Pivaric acaba por ser o elemento mais fraco do quarteto defensivo, e os adversários tentam explorar isso, mas aos 23 anos parece preparado para a época de afirmação.

O Dinamo controla bem os contra-ataques adversários, confiante no seu equilíbrio. Por isso não tem tendência para «matar» as jogadas no meio-campo contrário, algo que pode sair caro. A principal referência na zona intermediária era o capitão Badelj, mas foi vendido ao Hamburgo. As alternativas são Ademi, o argentino Calello e o reforço Marcelo Brozovic, um «todo-o-terrreno» de apenas 19 anos, contratado ao Lokomotiva. Há ainda o polivalente bósnio Alispahic, que também pode ser extremo.

Nota-se alguma escassez de opções no meio-campo, sobretudo nas alas, e o treinador ainda prescindiu de Leko e Prokrivac, por «falta de motivação». Rukavina tem sido o extremo mais consistente, com quatro golos marcados, e é um jogador muito perigoso, mas com tendência para procurar o espaço interior. Falta um extremo que dê maior largura ao ataque do Dínamo. Ibanez é um jogador perigoso na cobrança de bolas paradas, mas pouco acutilante ofensivamente, demasiado «amarrado» às características defensivas. Peko e Tomecak também ainda não são apostas sólidas. Bryan Carrasco, o chileno recém-contratado, pode ser a solução para dar maior largura à equipa, e também maior irreverência.

Os únicos «rasgos» são do «10», Sammir, a estrela da equipa. O brasileiro joga muitas vezes a passo, mas para adormecer o adversário e depois embalar em velocidade para a baliza. Com espaço nos últimos trinta metros é muito perigoso. Com remate forte, é também uma ameaça nas bolas paradas (cantos, livres e penalties, sempre bem colocados).

Beqiraj tem sido a principal referência ofensiva do Dinamo nas últimas épocas, mas este ano tem dividido a titularidade com Duje Cop (ex-Nacional), um jogador mais móvel, e que por isso também é utilizado ocasionalmente a partir do flanco. Beqiraj é ligeiramente mais possante, mais habilitado a ganhar espaços na área. Krstanovic, mais experiente, esteve lesionado, e está agora a reaparecer. Referência ainda para Dino Spehar, filho do ex-sportinguista Robert Spehar, que com apenas 18 anos tem andado longe da titularidade.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: