sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dragão diz "basta!"

PACIÊNCIA TERMINA COM DECISÕES DE COSME MACHADO

Mais do que um ponto, o FC Porto ganhou em Braga a ordem para um cerrar de fileiras global como há muito não se via. De Pinto da Costa a Lopetegui, dos jogadores aos próprios adeptos, o universo azul e branco está em ebulição. O copo da paciência portista transbordou após o trabalho de Cosme Machado na partida para a Taça da Liga, restando saber se este é o epílogo de uma escalada geral que foi pautada por várias críticas às arbitragens desde o início da temporada, num tom mais comedido, ou se as decisões de João Capela, juiz já criticado no passado pelos portistas, farão subir o tom dos protestos no domingo, frente ao Marítimo.

A imagem que o universo FC Porto transmite é clara: os dragões estão indignados. O dado mais evidente prende-se com o passo em frente dado pela cúpula dirigente. Pinto da Costa saiu a público para comentar a partida de quarta-feira, isto já depois de Antero Henrique ter sido expulso ao intervalo na sequência dos seus protestos. Ao nível do grupo de trabalho, Lopetegui contou desta vez com a companhia de Rúben Neves no lote dos contestatários. À semelhança do FC Porto, o jovem internacional português fez uso das redes sociais para elogiar postura coletiva em Braga, fazendo uma referência irónica ao estado do “relvado”.

Também através das redes sociais, Cristian Tello desvendou a forma como o plantel sentiu a manifestação de apoio de um grupo de adeptos que esperou a chegada do autocarro portista no Estádio do Dragão, na madrugada de quarta-feira para quinta-feira, após a partida com os arsenalistas. O “agradecimento” pela resposta às adversidades no Municipal de Braga caiu bem a um grupo de trabalho, que, de acordo com as palavras de Tello, sentiu a dureza do encontro de anteontem.

O AVOLUMAR DA INSATISFAÇÃO PORTISTA

16/01

Antes de Penafiel

Lopetegui

“Estamos tristes por não termos esses pontos a mais que deveríamos ter, e os árbitros também devem estar tristes, por não terem a pontuação que poderiam ter”

10/01

FC Porto-Belenenses

Super Dragões

Silêncio nos primeiros 5 minutos do jogo. Tarja com imagem de Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira e Eusébio a serem carregados por quatro árbitros e tarja com a frase: “Se roubos de igreja era habitual, agora são roubos de catedral”.

Lopetegui

“Vi um pisão claro ao Óliver num pé, que o árbitro interpretou como sendo uma simulação e deu-lhe amarelo. Podia não ser fácil ver o penálti, mas era escusado o cartão.”

7/01

Homenagem a Pedroto

Pinto da Costa

“Ficaram célebres algumas frases suas, como aquela do roubo de igreja, quando se visitava a catedral. Hoje, se fosse vivo…”

2/01

Antes do Gil Vicente

Lopetegui

“Que no ano novo o melhor árbitro do Mundo não tenha razões para dizer que a arbitragem portuguesa está um caos”

22/12

Na pausa natalícia

Pinto da Costa

“Ganhar no bilhar é mais fácil do que noutras modalidades, porque só há um árbitro, não há árbitros auxiliares”

14/12

FC Porto-Benfica

Lopetegui

“Protesto no 1.º golo do Benfica? Estávamos a dizer que se se pisa o campo para lá da linha lateral num lançamento… não é válido.”

10/11

Estoril-FC Porto

Lopetegui

“Têm existido alguns pormenores menos felizes que, se fossem retificados, talvez a pontuação da minha equipa fosse um pouco diferente. Mas eu não quero apontar isso como justificação. O trabalho dos árbitros é muito difícil, tal como o nosso. Isso é importante referir.”

25/10

Arouca-FC Porto

Lopetegui

“Disseram-me que houve penáltis, mas felizmente são erros que não influenciaram. Ainda bem para nós. Pouco mais tenho a dizer do que isso.”

27/09

Depois do Sporting, numa referência a Guimarães

Pinto da Costa

“Este ano começou mais cedo, com o senhor Paulo Baptista e os seus auxiliares a não assinalarem um penálti e a anularem um golo legal”

26/09

Sporting-FC Porto

Lopetegui

“Houve um penálti, mesmo perto do final, que nos colocaria em boa posição para vencermos a partida. Seria, para além do castigo máximo, expulsão. Já vi as imagens televisivas e foi penálti. Mas, atenção, eu não estou a fizer que foi por isso que não ganhámos o jogo.”

21/09

FC Porto-Boavista

Lopetegui

“Expulsão de Maicon? O campo estava como estava. Todos viram o que sucedeu com os outros. Naquele lance não houve intenção. Foi uma bola no meio-campo, sobre o flanco. Não foi uma entrada violenta e é tudo menos um vermelho.”

16/09

Depois do V. Guimarães

Pinto da Costa

“Tivemos de lidar com uma equipa de arbitragem que apitou da forma que todos viram e que eu nem quero qualificar”

14/09

V. Guimarães-FC Porto

Lopetegui

“No futebol quem marca mais um golo ganha. Nós marcámos, mas não subiu ao marcador. Os árbitros são humanos e também erram, mas esta noite estiveram contundentemente contra nós e equivocaram-se. Na 1.ª parte houve ainda um penálti a nosso favor que também não foi marcado.”

Antero Henrique sujeito a multa
PROTESTOS NÃO SÃO PENALIZADOS COM SUSPENSÃO

A situação de protesto contra a equipa de arbitragem protagonizada por Antero Henrique, no intervalo do encontro em Braga, não deverá resultar em suspensão de funções do CEO do FC Porto, que poderá voltar a sentar-se no banco na Madeira apesar de ter sido expulso por Cosme Machado. Estes casos têm sido enquadrados pelo Conselho de Disciplina da FPF no âmbito do Artigo 140.º do Regulamento Disciplinar.

O articulado prevê que “os dirigentes (...) que ameaçarem, protestarem ou adotarem atitude incorreta para com os elementos da equipa de arbitragem são punidos com a sanção de repreensão e, acessoriamente, com a sanção de multa”. Isto em valor que irá dos 102 aos 510 euros, e que pode ser elevado para o dobro em caso de reincidência.

O relatório de Cosme Machado é decisivo mas, a menos que o árbitro tenha relatado factos graves por agora não descortinados é que poderá ocorrer uma penalização superior ao responsável azul e branco. V.P.

in "record.pt"

Sem comentários: