sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Via aberta para Gonçalo Paciência

Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues estrearam-se, esta época, na equipa principal. Na última temporada, a equipa B já tinha "emprestado" Víctor García, Mikel, Tozé e Joris Kayembe


Primeiro, foi Ivo Rodrigues, na receção ao U. Madeira; esta quarta-feira, em Braga, chegou a vez de Gonçalo Paciência se estrear na equipa principal do FC Porto, depois de um trajeto cheio de momentos na formação. Luís Castro, que trabalha diariamente com os dois na equipa B, ficou "satisfeito" com uma aposta "natural" do clube, mesmo que as circunstâncias dos jogos tenham sido desfavoráveis aos jovens internacionais portugueses - Ivo lesionou-se ainda na primeira parte e Gonçalo participou numa partida em que os portistas jogaram a maior parte do tempo reduzidos a nove jogadores. "No caminho para esta profissão não podemos escolher contextos, temos é de agarrar as oportunidades. Eles entregaram-se aos jogos de uma forma apaixonada e é isso que me interessa enquanto treinador. Vi que eles tiveram dedicados ao jogo, sem qualquer restringimento, e muito envolvidos naquilo que é uma equipa FC Porto", explicou um dos treinadores mais competentes ao nível da formação.

Estas oportunidades indicam, segundo Luís Castro, que há uma "via aberta para cima" na estrutura do FC Porto, e que agora cabe aos jogadores saber aproveitá-la da melhor forma. "Há um sentimento de satisfação por vermos os jogadores atingir patamares mais elevados. Houve o Ivo e o Gonçalo, mas também tivemos o Joris [Kayembe] e o Víctor García na convocatória. Eles têm trabalhado com grande competência e percebe-se que há, claramente, uma via aberta para cima", acrescentou.

Este processo é lento e contínuo e está longe de acabar aqui, com estas duas estreias. "Eles estão cada vez mais competentes e a prova disso é a prestação que têm tido quando são chamados à equipa principal, seja para treinar ou jogar. Até aqui, fizeram tudo aquilo que é obrigatório no FC Porto: dedicaram-se por completo ao jogo e fiquei muito satisfeito pela competência que demonstraram", concluiu.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: