quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tricampeões do F.C. Porto admitem época "difícil e de grande pressão"


Os tricampeões nacionais de futebol do F.C. Porto reconheceram, esta terça-feira, que a época foi difícil e de grande pressão e que depois da conquista de mais um título é chegado o momento de descansar antes de pensar no futuro.

Os jogadores, que partilharam com os plantéis dos "dragões" campeões do andebol e hóquei em patins um encontro com a comunicação social no Dragão Caixa, comungam ainda de um desejo comum de continuidade do treinador Vítor Pereira.

"Ao longo do ano, (Vítor Pereira) demonstrou que tem qualidade suficiente, mas não sou eu nem os outros jogadores que temos de opinar sobre isso (continuidade ou não do treinador)", defendeu o médio João Moutinho.

Para o jogador, que considerou terem sido alcançados os objetivos da época, a direção liderada por Pinto da Costa têm de decidir o que é melhor para o clube, que está sempre à frente.

"Foi uma época com altos e baixos em que nos quiseram deitar mais abaixo, só que conseguimos reagir como equipa e demonstrámos que tínhamos capacidade para conquistar o campeonato", disse João Moutinho.

O jogador, que se escusou a adiantar o seu futuro, apontou que quase sempre não foi dado o devido mérito ao F.C. Porto, dando a entender que as outras equipas é que deixaram os portistas ganhar.

O argentino Lucho Gonzalez, jogador talismã dos "dragões" que foi sempre campeão em todas as seis temporadas em que vestiu de azul e branco, considerou que o FC Porto conseguiu, numa época difícil, alcançar o objetivo de voltar a conquistar o título.

"Sinto-me importante dentro e fora do campo. É um grupo muito unido, tomamos as decisões sempre entre todos e isso torna as coisas mais fáceis", disse Lucho, que se manifestou ainda satisfeito com o trabalho de Vítor Pereira embora admita que a sua continuidade não dependa dos jogadores.

O central Otamendi, que foi outro dos jogadores em destaque ao longo da época, lamenta apenas que o FC Porto não tenha podido ir mais longe na Liga dos Campeões, em que foi afastado pelos espanhóis do Málaga nos oitavos-de-final.

"É positivo ganhar sempre algo importante, ainda mais o campeonato. Senti-me bem ao longo de toda a época e o técnico (Vítor Pereira) deu-me confiança de poder jogar partida atrás de partida", disse.

Otamendi considera mesmo que, desde que chegou ao F.C. Porto, esta foi a sua melhor época e formulou o desejo de continuar a crescer e a ganhar experiência. "Agora, quero descansar e ter umas férias merecidas. Depois, veremos se continuarei ou não".

O guarda-redes Helton, algo magoado com o facto de ter visto o seu nome envolvido numa eventual transferência para o Brasil a três jornadas do final da época, disse que foi uma "época difícil e de enorme pressão".

"Duas semanas antes de um jogo tão importante para o campeonato, deram-me como certo noutro clube. Isso é uma cobardia. É a mesma coisa que eu jogar contra a 'torcida' que eu tanto amo. Já estou há oito anos no clube", disse o guarda-redes.
Os internacionais Mangala e Jackson Martinez, melhor marcador da Liga, com 26 golos, são dois jogadores que se encontram em franca ascensão no F.C. Porto e consideram que o título alcançado pode ajudar às suas carreiras nas seleções de França e Colômbia.

"Para mim, a época foi grande e, claro, também para a equipa. Foi uma época bem disputada e agora vou pensar na seleção (francesa). O meu momento chegou e vou fazer tudo para poder voltar à seleção. Cada um tem o sonho de jogar no Mundial. Quero chegar lá e vou trabalhar para isso acontecer", disse Mangala.

Jackson Martínez também espera poder vir a integrar com frequência a seleção da Colômbia. "É um reconhecimento importante enquanto jogador e demonstra que a Colômbia tem bons jogadores".

"Trabalho para ser titular (na seleção) mas respeito a decisão do técnico com tranquilidade e sei que a minha oportunidade vai chegar", adiantou o máximo goleador dos "dragões".

Para Castro, o título alcançado na derradeira jornada da Liga foi muito sofrido.

"Não foi fácil, sofremos muito. O Benfica ganhou alguma vantagem, mas acreditámos sempre. Dentro do grupo pensámos sempre em fazer o nosso trabalho e em vencer os nossos jogos. Foi renhido, mas o campeão foi justo. Agora, já se pensa na próxima época e em ganhar mais títulos", adiantou.

Kelvin, autor do golo nos descontos do jogo com o Benfica que permitiu ao FC Porto voltar a entrar na luta do título, recusou o papel de herói e disse que todos os jogadores o foram ao longo da época.

"Todos somos heróis, que lutamos desde o início da época por esse título e não fui só eu que ganhei o campeonato, foi a equipa toda. Estou feliz pelo meu primeiro título nacional e quero dar sequência.

Quanto ao futuro, o jogador adiantou que se for para continuar irá fazer o seu trabalho. No entanto, se o clube decidir que o melhor é ser emprestado, também irá respeitar essa decisão.

in "jn.pt"

Sem comentários: