segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entrevista a Guarín: «Quero ser o jogador do final da época passada»

Figura incompreendida, muitas vezes contestada, Freddy Guarín vai silenciando os críticos. Basta olhar para os últimos dois meses da época anterior. O colombiano conquistou um lugar no meio-campo do F.C. Porto, mostrou força, carácter e um pontapé diabólico. Cinco golos marcados no campeonato no campeonato e um na final da Taça de Portugal lançam oficialmente a candidatura do rapaz de Puerto Boyacá à titularidade.


Em declarações exclusivas ao Maisfutebol, Guarín reconhece ter uma forte concorrência na campanha pelo acesso ao onze inicial. João Moutinho, Fernando Belluschi, Rúben Micael, Souza, Castro... «Quem estiver melhor vai jogar mais vezes», diz o internacional da Colômbia, que só pretende repetir as últimas imagens da época passada.

E, já se sabe, a última imagem é a que fica. «Sinto que a expectativa das pessoas em relação a mim aumentou», refere ao nosso jornal. Há razões para isso, como indicam os números. Depois de tímidas 15 aparições como suplente utilizado na sua primeira época no F.C. Porto (um golo), Freddy Guarín elevou a fasquia para 19 presenças (nove a titular) e cinco golos no campeonato nacional.

Uma lesão comprometeu-lhe o início da preparação, mas Freddy é robusto e habituado às dificuldades, ou não tivesse nascido numa das zonas mais afectadas pelo conflito armado na Colômbia.

Houve algumas mudanças no plantel, como é normal. O F.C. Porto está mais forte?

«O F.C. Porto está muito bem. Os jogadores novos chegaram porque são bons. Vou tentar ajudá-los ao máximo, para que entendam o que é este clube. Aqui há muita paixão e amor pela camisola. É assim que se ganham campeonatos.»

Acabou a época passada com golos e boas exibições. Tem consciência que a expectativa das pessoas em relação ao Freddy Guarín aumentou?

«Tenho e isso é importante. Preciso ratificar o meu lugar na equipa. Tive um grande final de época e não quero decepcionar ninguém. Quero continuar a ser o Guarín dos últimos jogos da temporada anterior e ajudar a equipa a ganhar todos os títulos.»

A concorrência para o meio-campo é forte: João Moutinho, Ruben Micael, Belluschi... Há lugar para si na equipa?

«Não há dúvida que há grandes jogadores para o meu lugar. Tenho consciência disso. Depende da necessidade do técnico, do que ele vir em cada jogador. Eu estou sempre disposto a ajudar. O F.C. Porto exige que estejamos sempre no máximo. Quem estiver melhor vai jogar mais vezes. Não sei se vou ser sempre titular, mas é isso que procuro.»

Apesar de excluído do primeiro jogo oficial da temporada 2010/11, Freddy Guarín enche André Villas-Boas de elogios. Em entrevista ao Maisfutebol, o médio colombiano diz mesmo que a troca de treinador nos dragões foi «importante». «É bom poder treinar com um técnico jovem como o André.»


A iniciar a terceira temporada no F.C. Porto, depois de ter chegado à Europa para jogar no Saint-Etiènne, Freddy Guarín procura convencer os contestatários e conquistar a admiração do novo mister. Aos 24 anos, o internacional da Colômbia sabe que não pode adiar eternamente as promessas veladas e intermitentes feitas nas duas últimas épocas.

Como têm sido estas primeiras semanas de trabalho?

«Agora estou bem, mas tive um problema muscular no início e fui obrigado a falhar alguns jogos de preparação. Agora só penso em jogar muitas vezes e em estar sempre disponível para o mister Villas-Boas.»

Já que fala nele, que tal tem corrido a adaptação ao novo treinador?

«Não o conhecia. A verdade é que está a ser óptimo. Foi importante a troca de treinador. É bom termos um técnico tão jovem.»

O Jesualdo Ferreira tem 64 anos. Faz toda a diferença ser agora orientado por um técnico pouco mais velho do que a maior parte dos jogadores?

«Faz, é bom. No meu caso, por exemplo, a diferença de idades é de apenas oito anos e a nossa relação pessoal ganha com isso. Falamos abertamente, sem problemas. Entendo perfeitamente as indicações dele e estamos a treinar com muita alegria. Temos de ser conscientes e aprender rapidamente aquilo que o André Villas-Boas deseja.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: